Cinema Críticas

Crítica: The Way Back (2020)

The Way Back Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE WAY BACK!

The Way Back conta a história de Jack Cunningham, um alcoólico que não consegue deixar o seu vício, preso ao seu passado amargurado e que, de repente, recebe a oportunidade de treinar uma equipa de jovens basquetebolistas. Protagonizado por Ben Affleck e encarnado como uma espécie de auto-retrato, The Way Back é um filme que transmite pouca a necessidade de “novidade” num tema já saturado.

The Way Back Critica de Cinema

O realizador Gavin O’Connor, conhecido pelo fenomenal Warrior, é especialista em contar histórias no grande ecrã com estas temáticas. A receita perfeita para um Ben Affleck a precisar de transpor para a tela todo o seu histórico de luta contra o vício do álcool. O problema é que o filme não consegue ir um pouco mais além do que ser banal, nem traz nada de significativamente novo para o conjunto de já numerosos filmes do género.

Apesar da realização não ser totalmente má e Affleck dar o seu melhor, The Way Back simplesmente não é tocante, nem é uma história de redenção original ou fresca. Aproveitando o tom noir da sua personagem, O’Connor é demasiado linear na sua abordagem, e o argumento não ajuda propriamente. Conseguimos ver traços de The Blind Side, Coach Carter ou Glory Road (filmes semelhantes em registo) mas que deixam um impacto bem mais simpático ou interessante do que The Way Back.

The Way Back Critica de Cinema

Há também uma estranha sensação de estarmos a ver Ben Affleck a ser Ben Affleck e não outra pessoa. Pode dizer-se que a prestação pode beber de qualidade aqui (e eu não descarto que Affleck está bastante bem na película), mas ao mesmo tempo não consigo deixar de sentir que o filme serve para o ator ser explícito em transmitir a sua necessidade de se afirmar perante a sociedade. Overthinking? Talvez… mas a verdade é que The Way Back é tão vulgar quanto qualquer história de redenção com uma luta incessante contra o vício.

Portanto, dependendo das perspetivas de cada um, para mim, The Way Back não é só um exercício pessoal sem carisma, é também um esforço (um pouco frustrado) de Ben Affleck assumir os seus percalços na vida perante a sociedade através do cinema. Um exemplo contrário é o de Honey Boy, onde Shia LaBeouf conta a história da sua vida com um tom forte e tocante, sem que nos dê vontade de desviar o olhar. É simples mas consegue trabalhar de forma soberba os seus atores e a sua história ganha um pouco mais de vida quando se torna cada vez mais densa.

Mesmo não sendo uma atrocidade, The Way Back não consegue sustentar a sua duração nem entregar ao público um serão de bom cinema, por muitos aspetos porreiros que tenha na sua composição a longo prazo.

The Way Back Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: O Caminho de Volta

Título Original: The Way Back

Realização: Gavin O’Connor

Elenco: Ben Affleck, Al Madrigal, Janina Gavankar, Michaela Watkins.

Duração: 108 min.

Trailer | The Way Back

Comments