Cinema Críticas

Crítica: Prayers for Bobby (2009)

Prayers for Bobby Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE PRAYERS FOR BOBBY!

Prayers for Bobby é um filme muito simples com uma mensagem arrebatadoramente importante. É uma pérola que descreve a difícil relação entre uma mãe extremamente religiosa e o seu filho homossexual que nunca foi bem aceite pela sua orientação. É composto por uma narrativa simples e duas prestações soberbas de Sigourney Weaver e Ryan Kelley, bem como um argumento que vai direto ao assunto sem entrar em rodeios.

Prayers for Bobby Critica de Cinema

O objetivo de Prayers for Bobby vai para além da sua génese enquanto produto de arte cinematográfica. É uma declaração direta e alarmista de como a sociedade ainda se comporta com base em princípios religiosos extremistas e ideologias retrógradas. É um filme doce, embora trágico. O comportamento parental excessivo e a falta de compreensão de algo que é tão natural quanto respirarmos ou comermos, é inquestionavelmente uma questão que, infelizmente, ainda nos dias que correm é importante.

Sigourney Weaver, apesar de ser uma atriz exímia e Ryan Kelley arrancar a prestação mais simples e mais adorável do filme, não conseguem sustentar, por todo, os erros de montagem que o filme apresenta na sua curta duração. É tudo muito apressado e as prestações, por vezes, caem no erro de ser demasiado plásticas e supérfluas. Muito devido ao elenco pouco experiente quando o filme foi lançado.

Prayers for Bobby Critica de Cinema

No entanto, isto não prejudica Prayers for Bobby a longo prazo, já que a sua mensagem e a força do seu objetivo voam mais do que qualquer outro aspeto. É incrível como a sociedade é tão intolerante nos tempos que correm e este é um pequeno gesto para todos os que sofrem ou sofreram como Bobby encontrarem um pouco de conforto. E, mais do que tudo, há um debate intenso entre as crenças e a desmistificação da palavra, dita, “santa” que vigora na Bíblia.

É o grande trunfo deste filme independente que foi transmitido diretamente na televisão e que, de alguma forma, se imortalizou precisamente pelos motivos mencionados acima. Mais do que um mero filme sobre homossexualidade e homofobia, Prayers for Bobby é um filme humano e importante ainda nos dias que correm. Pode não ser uma obra-prima, mas cumpre o seu propósito de forma simples e direta.

Prayers for Bobby Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Rezando para Bobby

Título Original: Prayers for Bobby

Realização: Russell Mulcahy

Elenco: Sigourney Weaver, Ryan Kelley, Henry Czerny, Austin Nichols, Carly Schroeder, Rebecca Louise Miller.

Duração: 90 min.

Trailer | Prayers for Bobby

Comments