Cinema Críticas

Crítica: Crip Camp: A Disability Revolution (2020)

Crip Camp Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE CRIP CAMP: A DISABILITY REVOLUTION!

Produzido pelo ex-Presidente Barack Obama e a sua esposa Michelle, Crip Camp é provavelmente o documentário mais adorável deste ano. Por norma, estou habituado aos crimes e à natureza e, inclusive, não fiquei propriamente fã do documentário anterior que produziram e que acabou por ganhar o Óscar na última cerimónia, American Factory. No entanto, Crip Camp rompe com a superficialidade da condição humana, ao explorar de que forma surgiu a rebelião das pessoas com deficiência ou incapacidades, sejam elas motoras ou cognitivas.

Crip Camp Critica de Cinema

Estamos perante um exercício documental que tem início nos anos 70, onde o grupo de indivíduos que vamos conhecendo, se uniu após frequentar um campo de férias destinado a pessoas com estas debilidades. Não só ficamos a conhecer as suas histórias individuais como também vemos o nascer de um movimento contra as injustiças sociais e exclusão que esta minoria sofreu durante anos a fio.

A força com que o documentário nos atinge é inegável, vendo todo o esforço envolvido pelos intervenientes, bem como as relações que foram forjando ao longo da sua existência. Muitos já não se encontram no nosso tempo atual, mas os seus nomes irão ficar imortalizados em Crip Camp. Não só é este documentário uma história de força, vitória e, ao mesmo tempo, de perda, é também um exercício de reflexão. Queixamo-nos muitas vezes de problemas supérfluos e que não temos condições suficientes, o que fará uma pessoa com estas incapacidades ou problemas.

Crip Camp Critica de Cinema

É precisamente na humildade com que é contada a história que Crip Camp se torna um filme importante e que, de alguma forma ou outra, irá arrancar alguns sorrisos dentro da nuvem de incerteza que é a vida de cada um dos membros do mesmo. Crip Camp é, portanto, uma obra a ser vista não como um relato da luta pelos direitos de pessoas com deficiência ou debilidades, mas sim como uma luta vitoriosa para a espécie humana.

Dentro das muitas tristezas que podem ser vistas nos telejornais, talvez este filme vos traga alguma sabedoria e vos faça, por breves momentos, esquecer dos problemas que se abatem nas vossas vidas e que, no meio de uma tempestade difícil que é a vida de alguém com sérias dificuldades (sejam elas físicas ou de expressão), existe a bonança e uma procura extrema e incessante pela felicidade independentemente das circunstâncias.

Crip Camp Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Crip Camp

Título Original: Crip Camp: A Disability Revolution

Realização: James Lebrecht & Nicole Newnham

Duração: 106 min.

Trailer | Crip Camp: A Disability Revolution

Comments