Doctor Who Frame by Frame TV

Doctor Who – 12×09 – Ascension of the Cybermen

Doctor Who 12x09

PODE CONTER SPOILERS DE DOCTOR WHO!!!

Doctor Who entrou oficialmente na sua reta final desta temporada (não se preocupem, a série – e a Doutora – estarão de regresso na temporada seguinte!), mas se este episódio deixa transparecer, é que estaremos perante um final explosivo e, ao mesmo tempo, um pouco confuso.

Aqui, no rescaldo do episódio anterior, a Doutora (Jodie Whittaker) e a sua fam viajam para o futuro longínquo, perto do final das CyberWars, que trouxeram vítimas tanto humanas como de Cybermen. A Doutora faz os possíveis e impossíveis para impedir os avanços de Ashad (Patrick O’Kane).

Doctor Who 12x09

Não é necessariamente errado vermos um daqueles episódios de Doctor Who repleto de ação do primeiro ao último minuto, e Ascension of the Cybermen assenta bem nessa descrição. Vemos o grupo principal – e um punhado de humanos sobreviventes da guerra – a fazerem tudo por tudo para tentarem sobreviver a um massacre que não podem fugir para sempre. De momentos a momentos, somos oferecidos a momentos de ação e tensão, com alguns espaços para respirar fundo e atirar-mo-nos de cabeça para a próxima sequência.

Com um vasto elenco à disposição, seria óbvio que, agora perto da reta final, teríamos direito a ver algumas caras conhecidas. Embora vermos Julie Grahamque apareceu na série The Sarah Jane Adventuresseja um toque de nostalgia ao vê-la interpretar uma personagem inédita, não posso deixar de me sentir como um geek ao ver que Doctor Who conseguir angariar um “peso pesado” como Ian McElhinney num pequeno – mas importante – papel (recordem-se que McElhinney ficou conhecido por interpretar Ser Barristan Selmey em Game of Thrones).

Doctor Who 12x09

No entanto, e apesar de o episódio nos oferecer algumas dicas sobre o que poderemos esperar no episódio final da temporada, a verdade é que este Ascension of the Cybermen também nos oferece alguns momentos de pura confusão. A estreia de Ashad/The Lone Cyberman no episódio anterior pode ter sido uma grande novidade, e o seu apelo continua a persistir neste episódio, mas as suas motivações não são propriamente claras. E existe também a questão de alguns momentos do episódio terem sido dedicados à história de vida de Brendan (Evan McCabe), um jovem adotado por um casal que tinha tudo para ser uma personagem banal, mas que conta com um mistério particular. Fica a questão, no entanto, de qual será o seu impacto agora na reta final.

Podem ler o Frame By Frame anterior de Doctor Who aqui.

0 70 100 1
70%
Average Rating

Este episódio de Doctor Who prepara o palco para um final de temporada inesquecível, de facto, mas não deixa de ter alguns dissabores pela mistura.

  • 70%

Comments