Black Lightning Frame by Frame TV

Black Lightning – 3×14 – The Book of War: Chapter One: Homecoming

PODE CONTER SPOILERS DE BLACK LIGHTNING!!!

Tal como BatwomanBlack Lightning é uma das outras séries da The CW que saiu a ganhar graças ao Crisis on Infinite Earths. Não devido à forma como esta se insere na cronologia atual, mas sim devido à concentração renovada em alguns dos elementos mais importantes, e prova disso pode ser encontrada nos dois últimos episódios. Uma tendência que se mantém agora que a sua terceira temporada encontra-se a meros episódios de chegar ao fim e usufruir de uma longa pausa antes da sua quarta temporada.

Aqui, os Pierces e os seus restantes aliados aproveitam o rescaldo da sua operação em Markovia para poder respirar um pouco. No entanto, esta folga promete ser relativamente curta, especial com as forças militares de Markovia, liderada por Gravedigger (Wayne Brady), prestes a invadir Freeland.

Black Lightning 3x14

Para quem segue Black Lightning desde o começo, sabe bem que a série consegue servir como um subtexto para alguns temas relevantes sobre a sociedade de hoje. Correção: usam algumas das suas personagens principais para refletir sobre alguns desses temas.

E temos algumas fontes. O arco da toxicodependência de Lynn (Christine Adams) pode não ter sido tão bem executado como teríamos gostado que fosse, mas este episódio consegue oferecer uma espécie de resolução para este arco de uma forma um tanto ou quanto melosa, mas não menos eficaz: não se pode combater o vício sozinho. Dito isto, e face ao que esta família passou durante três temporadas repletas de dor e sacrifício, torna-se emocionante vermos os Pierces não só serem mais abertos sobre as suas vidas e segredos, mas começa-se a sentir uma espécie de união inegável.

Já Khalil (Jordan Calloway) é forçado a lidar com o sério problema do stress pós-traumático. Ainda que não seja necessariamente uma narrativa original (e se bem me recordo, a The CW conseguiu mostrar esta narrativa em outras séries dentro e fora da Arrowverse), não deixa de ser eficaz em demonstrar o estado mental de Khalil depois dos eventos que passou. O facto de a série ainda não ter esquecido sobre Painkiller também honra o estado traumático, com um confronto que tem tanto de físico como uma espécie de reflexão de como as pessoas que sofrem de stress pós-traumático devem estar a sentir: a combater contra os seus próprios demónios.

Black Lightning 3x14

Sendo um episódio não tão focado na ação (tirando uma sequência ou outra), o episódio oferece-nos alguns twists verdadeiramente surpreendentes. Desde o possível parentesco de Brandon (Jahking Guillory), o que levanta algumas questões bem interessantes, até ao verdadeiro papel de Lady Eve (Jill Scott) nas vidas de alguns dos personagens, concluindo com a verdade sobre Gravedigger, Homecoming não conteve algumas delas.

E ainda bem, porque não só Black Lightning se encontra perigosamente perto do seu desenlace, mas também porque, de qualquer das formas, o conflito entre Freeland, Markovia e a ASA terá de ser resolvida. E se este episódio nos prova alguma coisa, é que as coisas ainda estão apenas a aquecer.

Podem ler o Frame By Frame anterior de Black Lightning aqui.

0 72 100 1
72%
Average Rating

Black Lightning toma uma pausa e investe nas suas personagens e em algumas revelações, a meros episódios do fim.

  • 72%

Comments