Cinema Críticas

Crítica: Tenki no ko (Weathering With You) (2019)

Weathering With You

Antes de 2016, o nome de Makoto Shinkai não era um que fosse particularmente reconhecido dentro da animação japonesa. Claro que este não é necessariamente um principiante, já que esteve envolvido em vários projetos mais ou menos reconhecidos, mas nada assim de transcendente. E eis que Kimi no na wa., também conhecido como Your Name., muda tudo por completo, tornando-se não só numa das pérolas de 2016, seja pela receção da crítica e dos fãs do género, mas também nas receitas da bilheteira, ao ponto de ser considerado, como um dos melhores filmes de animé não realizados por um certo Hayao MiyazakiVolvidos três anos, Shinkai regressa aos cinemas com este Tenki no ko, ou, no bom inglês, Weathering With You.

Aqui, Hodaka Morishima (Kotaro Daigo) é um jovem que decide fugir da ilha onde viveu desde sempre, aventurando-se pelas ruas de Tóquio. No meio de trabalhos duvidosos e de enfrentar chuvas torrenciais, Hodaka dá de caras com Hina Amano (Nana Mori), uma jovem que se mostra capaz de manipular o clima da cidade.

Weathering With YouÉ impossível não olharmos para Weathering With You sem pensarmos no legado deixado para trás por Your Name.; no entanto, essa nunca foi a grande intenção de Shinkai. Claro que o filme exibe algumas semelhanças que lhe retiram alguma originalidade, mas acaba por não prejudicar o filme de forma muito significativa.

Em termos de animação, Weathering With You volta a ilustrar as grandes forças do realizador japonês em toda a sua glória. Transmitir Tóquio e a vida que esta capital alberga pode ser um desafio titânico para muitos cineastas, mas Shinkai demonstra ter um olho vivo para os mais pequenos detalhes. Não só temos direito a uma visão mais fiel e detalhada da cidade, mas existem certas sequências que nos conseguem deixar de queixo caído, seja pelo mero detalhe das gotas de água a chocarem com o solo ou o raiar da luz do Sol… De uma certa forma, temos direito a uma pintura mágica de uma cidade bastante conhecida no mundo.

Weathering With You

Graças ao conceito de troca de corpos e manipulação temporal, Your Name. é visto como um filme romântico vestido de ficção científica. No lado oposto do espectro, Weathering With You pode ser visto como um filme romântico com um claro ênfase no lado mais místico das crenças nipónicas. Foge um bocado ao que temos visto de Makoto Shinkai, mas não deixa de oferecer uma espécie de background diferente para uma história que, para o bem ou para o mal, não deixa de ser um tanto ou quanto familiar. Apesar dessa mesma familiaridade, é impossível não nutrirmos um certo carinho por Hodaka e Hina, ainda que o filme não nos proporcione o panorama geral sobre a história dos dois protagonistas salvo algumas referências aqui e acolá. Até mesmo alguns personagens secundários ganham vida própria num filme que poderia ter sido centrado apenas no duo protagonistas. Um dos casos é o de Keisuke Suga (Shun Oguri), a figura paternal de Hodaka aquando da sua chegada ao Japão.

Portanto, o que mais posso dizer sobre Weathering With You? É um filme que está dotado de uma componente visual invejável, dando vida e detalhes aos vários personagens e cenários; a sua narrativa, embora previsível e repleta de alguns plot holes, não deixa de ser interessante o suficiente para aliciar uma vista de olhos (ou um preço de um bilhete de cinema), personagens também elas carismáticas o suficiente para tecermos um carinho especial (ah, e contem com alguns Easter Eggs) e uma banda-sonora também ela poderosa em seu mérito próprio. Poderá não ter a mesma receção calorosa que Your Name. recebeu aquando do seu lançamento, mas não foi essa a intenção. E para o que pedia, cumpriu bem com o seu objetivo.

Os meus agradecimentos pessoais aos Cinemas NOS e à distribuidora Big Picture Films por terem arriscado e trazerem um pouco do cinema japonês para o território português (e sem versão dobrada em português, o que é um bónus!). Espero ver outras apostas do género em vários territórios nacionais num futuro próximo.

Podem ler outras Críticas aqui.

Título: O Tempo Contigo
Título Original: Tenki no ko (Weathering With You)
Realização: Makoto Shinkai
Elenco: Kotaro Daigo, Nana Mori, Shun Oguri, Tsubasa Honda, Sakura Kiryu
Duração: 112 minutos

Trailer | Weathering With You

Comments