Doctor Who Frame by Frame TV Uncategorized

Doctor Who – 12×08 – The Haunting of Villa Diodati

Doctor Who 12x08

PODE CONTER SPOILERS DE DOCTOR WHO!!!

Quando pensamos em obras literárias que influenciaram o género da ficção científica, não é difícil pensarmos em obras de escritores como Isaac Asimov, Arthur C. Clarke, Júlio Verne ou H.G. Wells. No entanto, é inegável que tudo começou com Mary Shelley e a sua obra mais famosa, O Monstro de Frankenstein. E o episódio desta semana de Doctor Who aborda esa mesma conceção, mas com alguns twists pelo meio.

O grupo dá entrada na Villa Diodati em 1816, na mesma noite em que Mary Shelly (Lili Miller) se inspirou para criar uma das obras literárias mais influentes de sempre. No entanto, o grupo enfrenta não só uma mansão aparentemente assombrada, como também a Doutora (Jodie Whittaker) encontra-se com um velho inimigo das suas viagens.

Doctor Who 12x08

Hoje em dia, não é fácil fazer uma história de terror que nos cause arrepios pela espinha. Já são bastantes que vão apostando mais no chamado shock value do que propriamente no verdadeiro terror e tensão. Felizmente, já existem obras que vão remediando essa tendência aos poucos, seja no grande ecrã com The Conjuring ou The Haunting of Hill House no pequeno ecrã. E pelo o que se pôde constatar, parece que o episódio desta semana de Doctor Who inspirou-se claramente no último caso em vários campos.

Existe algo na mansão que lhe dá uma certa personalidade, quase aterradora, e isto está espelhado na sua arquitetura, na sua escolha de divisões e de como estes estão desenhados. Com ou sem assombrações, é impossível não sentirmos com terror a cada esquina; se bem que algumas das mecânicas que usam acabam por enjoar até a uma dada altura.

Doctor Who 12x08

Claro que esta vertente de terror fica em segundo plano assim que o inimigo da semana dá a sua cara: o Lone Cyberman (Patrick O’Kane) mencionado há uns episódios atrás. De uma certa forma, os vários showrunners da série tentaram dar uma maior credibilidade aos Cybermen como ameaças a ter em conta, com resultados um tanto ou quanto mistos. Portanto, é bom ver que o Lone Cybermen pode ser visto como uma verdadeira ameaça a ter em conta, pelo menos nesta temporada. Ajuda também que esta sua presença única traga novos desafios para Jodie Whittaker, que continua a arrancar algumas performances magníficas nesta temporada.

Podem ler o Frame By Frame anterior de Doctor Who aqui.

0 75 100 1
75%
Average Rating

Doctor Who entrega-nos um episódio enraizado na vertente de terror, ao mesmo tempo que traz uma nova vida a um dos velhos oponentes da série.

  • 75%

Comments