Mini-Reviews TV TV

BoJack Horseman – Series Finale – 6ª Temporada

PODE CONTER SPOILERS DE BOJACK HORSEMAN!!!

Corro o risco de parecer um disco riscado neste momento, mas disse isto uma vez e outra e outra e outra, e direi novamente, com todo o orgulho possível: não houve, não há e nunca haverá uma série como BoJack Horseman! O que poderia ser uma série de comédia animada sobre animais antropomórficos a partilharem um mundo bizarro com seres humanos conseguiu desenvolver-se para além da sua premissa, tornando-se mais como um ensaio sobre o funcionamento da mente humana e de como um passado repleto de abuso, negligência, violência e trauma podem tornar-nos em pessoas zangadas com a sociedade em si, mas também mostra como nós, como seres imperfeitos, podemos evoluir a partir do nosso passado e tornar-mo-nos em algo verdadeiramente belo. A série pintou um retrato belo, mas também cruel e impiedoso, e é por isso mesmo que BoJack Horseman tem a reputação positiva que possui. Por isso é que custa saber que esta série da Netflix chegou oficialmente ao fim!

A primeira parte desta temporada final viu BoJack (Will Arnett) endireitar a sua própria vida, ao ponto de se tornar num professor de Teatro numa universidade. Um final feliz, por assim dizer. No entanto, esta nova paz de BoJack será atormentada quando o espectro da morte de Sarah Lynn (Kristen Schaal) volta a ganhar uma nova força. Será que BoJack resistirá a este trauma do passado? Ou sucumbirá aos seus demónios interiores?

BoJack Horseman series finale

O MELHOR:

Mesmo nos seus episódios finais, BoJack Horseman continua uma verdadeira força da natureza!

Todas as temporadas têm sido pautadas por uma onda positiva inicial, com a esperança de redenção para BoJack depois das suas ações menos nobres ao longo dos anos, para depois dar lugar a momentos verdadeiramente devastadores que levam o personagem titular para o fundo do poço, mais fundo do que o anterior. Esta onda produz em nós sentimentos mistos em relação ao personagem: por um lado, não podemos deixar de sentir simpatia pelo seu trajeto, mas também temos de o condenar pelos seus atos mais chocantes. E esta temporada não é exceção; por um lado, não podemos deixar de sorrir perante as suas vitórias pessoais, mas quando chega a hora de ele responder pelos seus atos (neste caso em particular, o seu papel na morte de Sarah Lynn), não podemos deixar de sentir uma onda de vitória. Ajuda que BoJack também foi evoluindo ao longo dos tempos e a sua postura nesta nova prova árdua não é a que estaríamos à espera se estivéssemos a lidar com o BoJack da primeira temporada. É um testamento à dedicação de Will Arnett ao papel que para sempre o definirá nesta indústria televisiva, misturando doses iguais de comédia negra com uma vulnerabilidade sem igual.

BoJack Horseman series finaleSendo esta a temporada final, seria de esperar também alguns desfechos igualmente satisfatórios para a maior parte do elenco principal, e BoJack Horseman cumpre com essa tradição, oferecendo conclusões às travessia de personagens como Princess Carolyn (Amy Sedaris), Diane Nguyen (Alison Brie) e Todd Chavez (Aaron Paul) que, embora não seja exatamente o que estaríamos à espera, reflete bem as personalidades de cada um deles e dos seus trajetos pessoais, seja por influência de BoJack (ou a falta dela). Claro que o desfecho de Mr. Peanutbutter (Paul F. Tompkins) é mais subjetivo, mas é um dos poucos que é deixado em aberto para um caso de um spin-off daqui a uns anos (tendo em conta a tendência atual da televisão, quem sabe).

Fora isso, BoJack Horseman torna a oferecer aquilo que sabe fazer de melhor: misturar comédia visual com uma componente dramática poderosa e atual. É um elemento que tem feito juz durante as temporadas anteriores e continua bem forte nesta temporada final.

BoJack Horseman series finale

O PIOR:

Pouco ou nada a apontar.

Claro que tem alguns elementos deixados em aberto que certamente servirão de combustível para incontáveis teorias dos fãs durante meses a fio, mas fora isso, não deixa de oferecer um final concreto para a série, deixando os fãs com uma sensação de satisfação.

É claro que BoJack Horseman poderia ter material para durar muito mais anos, mas este é um final que, além de satisfazer os fãs, mantém-se fiel à alma da série. Vai deixar saudades por causa da sua inovação, e o panorama televisivo ficará certamente mais pobre com esta perda de peso, mas não deixa de ter um final digno de um ato final de uma peça teatral trágica. Adeus, BoJack, e até à vista.

Podem ler a nossa Mini-Review anterior aqui.

Estado da série: TERMINADA

0 95 100 1
95%
Average Rating

Seis anos depois, BoJack Horseman chega ao fim com uma temporada final que deixará bastantes saudades, apesar da sua conclusão bastante fiel à alma da série.

  • 95%

Comments