Doctor Who Frame by Frame TV

Doctor Who – 12×04 – Nikola Tesla’s Night of Terror

Doctor Who 12x04

PODE CONTER SPOILERS DE DOCTOR WHO!!!

Podemos todos concordar que o episódio da semana passada de Doctor Who foi um verdadeiro desastre, em quase todos os pontos imagináveis. No entanto, se há algo que a série até se consegue safar mais ou menos, é que esta é capaz de se reerguer das cinzas com um episódio mais adequado. E é aqui que encontramos este episódio.

Em busca de um local para relaxar, a Doutora (Jodie Whittaker) e companhia dá de caras com Nikola Tesla (Goran Visnjic). No entanto, o sightseeing acaba por ficar em segundo plano quando uma raça de alienígenas monta uma busca por Tesla.

Doctor Who 12x04

Construir um episódio em torno de uma figura da história da ciência (ou da História, pode-se dizer) pode parecer, no papel, uma atitude um tanto ou quanto arriscada, dependendo da forma como o ator que interpreta dita figura. A meu ver, Vincent and the Doctor continua a ser “o exemplo a seguir” que ainda hoje tem de ser superado. Nikola Tesla’s Night of Terror pode não romper com esse arquétipo, mas anda bastante perto.

E muito se deve ao ator escolhido e à forma como a série reconhece os seus feitos (e o seu trágico destino). No primeiro caso, Goran Visnjic é deveras surpreendente no papel, mostrando aquele lado mais visionário de Tesla, mas também demonstra perfeitamente as suas forças e fraquezas, gozando de um tempo de antena bastante abrangente e interagindo praticamente com os major players do episódio. Outro fator é que Doctor Who, de vez em quando, apresenta-nos com um episódio que mostra o seu lado mais lúdico por detrás da máscara da aventura. E Nikola Tesla’s Night of Terror não é exceção, mostrando-nos um pouco da vida deste indivíduo, dos seus contributos para a área das ciências que viriam a influenciar esta nossa era moderna e, também, os passos que levariam a que este vivesse na pobreza e sem ter o devido reconhecimento moderno (se bem que, nesta Era da Informação, é impossível não terem ouvido falar dele ou de alguns dos seus contributos).

Doctor Who 12x04

No entanto, nem todos os elementos deste episódio acabam por surtir o efeito desejado. Quando se fala de Nikola Tesla, é impossível não incluir a sua rivalidade com Thomas Edison (Robert Glenister), famoso pela criação da lâmpada e de outras tantas patentes em seu nome. Infelizmente, parece que o episódio nem sequer tentou explorar Edison para além do “tubarão de negócios de sangue frio”, o que é uma verdadeira pena.

E depois temos direito ao “monstro da semana”. Verdade seja, possui um design intrigante (e o regresso de Anjli Mohindra não dói assim tanto), mas um design bizarro apenas consegue levar assim tão longe. E a verdade é que estes mostrengos simplesmente deixam imenso a desejar.

Podem ler o Frame By Frame anterior de Doctor Who aqui.

0 70 100 1
70%
Average Rating

Depois de um episódio desagradável, Doctor Who regressa às boas energias com um episódio concentrado em Nikola Tesla.

  • 70%

Comments