Doctor Who Frame by Frame TV

Doctor Who – 12×02 – Spyfall (Part 2)

Doctor Who 12x02

PODE CONTER SPOILERS DE DOCTOR WHO!!!

Depois de um longo período de espera, Doctor Who teve direito ao seu muito aguardado regresso com um episódio que serviu, praticamente, como uma espécie de homenagem ao género da espionagem. No entanto, e aqui é que residiu a grande surpresa, teve-se direito a um episódio duplo, e este episódio serve de conclusão às ideias estabelecidas no episódio anterior, ao mesmo tempo que nos dá algumas dicas sobre um novo mistério pendente para o resto da temporada.

Separados pelo espaço-tempo, a Doutora (Jodie Whittaker) e companhia tentam desenvencilhar-se para enfrentar a aliança entre Daniel Barton (Lenny Henry), o Mestre (Sacha Dhawan) e a misteriosa raça de alienígenas.

Doctor Who 12x02

Introduzir uma nova faceta do Mestre tão cedo pode ser visto como uma tática arriscada, especialmente pouco tempo depois de termos direito a uma dose dupla do personagem no final da estadia de Peter Capaldi no papel. E também tinha um certo receio de como Dhawan conseguiria consolidar-se no papel depois de uma estadia amena como o vilão de Iron FistFelizmente, o ator conseguiu sobressair-se depois do twist do episódio anterior, aproveitando a boleia de algumas características já clássicas do icónico personagem – nomeadamente a sua loucura caótica – ao mesmo que nos introduz algo que o torna único entre os atores que interpretaram versões anteriores do personagem. Se bem que, numa era em que se teve Missy e o titular Doutor é uma mulher, se calhar teria sido em melhor tom se encontrassem uma atriz, para variar.

Mas já chega de nitpicking pessoal. Uma das vertentes do Mestre reside na relação complicada entre os dois Time Lords mais populares da série. E para todos os efeitos e circunstâncias, tanto WhittakerDhawan saem-se bem na sua dinâmica. Existe toda uma aura de ameaça sempre que estes dois partilham o ecrã, mas também existe uma tristeza palpável nas suas cenas, dado o histórico entre ambos. Mas acima disso tudo, existe também o twist final do episódio, que nos atira com um novo mistério que certamente irá mexer com a Doutora nesta temporada, ao mesmo tempo que redefine o que pensávamos da personagem daqui para a frente. Uma tática arriscada para Chris Chibnall, mas que poderá dar frutos deliciosos.

Doctor Who 12x02Também não podemos ignorar o que a Doutora e companhia aprontou para o episódio desta semana. No caso da Doutora, esta viu-se obrigada a improvisar em vários tempos e locais, sem acesso a tecnologia “normal” e tentar defrontar o trio terrível desta saga dupla. E embora seja sempre divertido vermos a personagem a improvisar (e normalmente a sair-se bem), o facto de incluir duas mulheres marcantes para a História, Ada Lovelace (Sylvie Briggs) e Noor Inayat Khan (Aurora Marion), ajuda a cimentar essa mesma diversão ao longo do espaço-tempo.

O mesmo se aplica ao grupo terrestre, mas sem tanto sucesso. Sim, é divertido vê-lo a desenrascar-se sem a ajuda da Doutora, e existe também um pouco de humor na sua troca de ideias e alguns usos dos gadgets de espionagem, mas deu a entender que esta narrativa deixa bastante a desejar, já para não falar do facto de deixar alguns plot holes bem visíveis.

Podem ler o Frame By Frame anterior de Doctor Who aqui.

0 73 100 1
73%
Average Rating

Apesar dos seus claros defeitos, este episódio de Doctor Who conclui algumas linhas pendentes do episódio anterior, ao mesmo tempo que nos introduz um novo mistério que nos manterá entretidos durante o resto da temporada.

  • 73%

Comments