Frame by Frame The Mandalorian TV

The Mandalorian – 1×08 – Chapter 8: Redemption

PODE CONTER SPOILERS DE THE MANDALORIAN!!!

É bastante difícil ser-se um fã de Star Wars com o findar do ano a meros dias de distância. Muito se deve pelo recente lançamento de The Rise of Skywalker (e que podem recordar o que o nosso crítico Diogo dos Santos partilhou aqui), mas a sua receção tem sido tão ou mais divisiva do que The Last Jedi, ainda que esteja a mostrar como uma “besta” a nível financeiro. Portanto, tinha um certo receio que The Mandalorian caminhasse pelo mesmo caminho. Felizmente, estava completamente enganado!

Imediatamente após os eventos do episódio anterior, Mando (Pedro Pascal) e companhia fazem um último esforço para destroçar os planos de Moff Gideon (Giancarlo Esposito) para a Criança.

The Mandalorian 1x08

Pessoal. QUE EPISÓDIO! The Mandalorian não é propriamente estranha em mostrar set pieces de ação sem rodeios, e essa mesma vertente esteve bem presente neste episódio que encerra a primeira temporada da série. No entanto, não esperem uma batalha equilibrada, uma vez que Mando e o seu grupo – constituído por Cara (Gina Carano), Greef (Carl Weathers), a Criança e um IG-11 (Taika Waititi) reprogramado – vêem-se praticamente postos entre a espada e a parede. E tudo graças à chegada de Moff Gideon, um personagem inédito que Esposito capta bem no ecrã com aquela intensidade a que nos habituámos.

Mas não é apenas de espetáculo visual que o episódio é construído o episódio. Ainda que tenha sido de forma um tanto ou quanto diminuta, o episódio também faz esforços para melhor explorar os seus personagens, com Mando no seu grande destaque. Não só temos direito a mais uns quantos detalhes sobre o seu passado – inclusive o seu verdadeiro nome e *gasp* a sua cara!), mas também um pouco mais sobre o que o seu futuro lhe reserva. Outros detalhes sobre Cara e Greef também ajuda a cimentar as suas posições atuais e nos fazem questionar como chegaram àqueles pontos nas suas respetivas vidas. Mas a maior surpresa recai em Taika Waititi que, além de servir como realizador deste episódio, também nos oferece um pouco mais do seu IG-11, oferecendo-nos uma das suas performances mais dramáticas em anos recentes.

The Mandalorian 1x08

Mas mais do que isso, The Mandalorian também nos dá algumas dicas sobre o que poderemos esperar da sua segunda temporada – que já tem data marcada para o Outono do próximo ano – e que promete revisitar a mesma estrutura que vimos entre os episódios 4 e 6. Resta é saber se a equipa técnica conseguirá aprender com alguns dos seus erros desta temporada (que nem foram assim tantos, atenção!). E tendo em conta que ainda poderemos contar com Gideon como ameaça recorrente, seria bom explorarmos alguns dos seus momentos do passado.

Podem ler a nossa crítica ao episódio anterior de The Mandalorian aqui.

0 85 100 1
85%
Average Rating

The Mandalorian entrega-nos um final de temporada à altura do que temos visto até agora, juntamente com promessas de algo risonho para o próximo ano.

  • 85%

Comments