Frame by Frame Mr. Robot TV

Mr. Robot – 4×12/13 – Series Finale Part 1/Part 2 (whoami/Hello, Elliot)

PODE CONTER SPOILERS DE MR. ROBOT!!!

2019 tem provado ser o ano em que nos despedimos das nossas propriedades favoritas, tanto do pequeno como do grande ecrã. Claro que algumas das suas conclusões definitivas só tomarão lugar no próximo ano, mas as poucas que concluíram provaram ser bastante emocionais ou, de uma maneira ou de outra, provaram ter um desfecho que deixou bastante a desejar. Felizmente, Mr. Robot é uma das poucas séries que conseguiu oferecer-nos um desfecho satisfatório e que se manteve verdadeiro aos valores a que a série nos foi habituando ao longo dos anos.

Depois de impedir as ações de Whiterose, Elliot (Rami Malek) desperta neste estranho – e aparentemente perfeito – mundo, em que a maior parte das caras por ele conhecidas exibem facetas mais leves. No entanto, a sua presença acaba por descarrilar por completo, com Elliot a descobrir a sua verdade.

Mr. Robot 4x12-13

Deixem-me dizer, desde já, que Sam Esmail é, sem sombra de dúvida, um dos prodígios desta era moderna da televisão. A sua visão tem provado ser bastante útil durante o tempo de vida da série no seu todo, que se desdobra entre o drama real e a visão mais intimista e psicológica não só de Elliot como do restante elenco principal e secundário. E verdade seja dita, realizar e escrever toda uma temporada de 13 episódios pode ser uma tarefa hercúlea, mas não deixa de ter os seus resultados francamente positivos. Graças a ele, tivemos episódios em que não se teve direito a nenhuma linha de diálogoque se desenrolou como uma verdadeira peça teatral de cinco atos ou mesmo um dos eventos mais aguardados pelos fãs, repleto de tensão ao nível dos blockbusters internacionais. E é esse mesmo homem que volta a dar o seu litro neste episódio final.

O primeiro ato – que pode muito bem corresponder à totalidade desta primeira parte – vê o Elliot que tão bem conhecemos a confrontar-se com uma versão diferente do mundo a que se habituou, desde os locais inexistentes até às próprias pessoas, desde os seus pais mais calorosos até a um Philip Price (Michael Cristofer) mais caloroso. É todo um conjunto de eventos que deixariam qualquer a questionar a sua própria sanidade e que Malek corresponde bem no ecrã desde o primeiro até ao último minuto, que nos atira para o encontro bizarro entre ele e o Elliot deste mundo.

Mr. Robot 4x12-13

No entanto, é a segunda parte do episódio que mantém todos os trunfos no sítio certo, e o episódio corresponde às nossas expectativas. Ficará para a história de como um certo twist pode ser visto como brilhante ou confuso ou simplesmente irritante, conforme a experiência de cada um de nós com Mr. Robot. No fim e ao cabo, acaba por nos conceder uma nova recontextualização de todos os eventos a que temos vindo a testemunhar durante estes anos todos, e é impossível não ficar indiferente a este tipo de mudanças gigantescas através de movimentos subtis. O que nos introduz ao que pode ser visto como uma espécie de fever dream difícil de esquecer.

Mas mais do que uma viagem psicadélica, Mr. Robot oferece-nos uma mensagem poderosa, bem ao estilo do episódio anterior: que a nossa presença pode fazer a diferença para as pessoas à nossa volta. E numa altura tão especial como o Natal, em que nos reunimos todos à volta da mesa de jantar com a nossa família ou amigos, é difícil de ignorar essa mesma mensagem durante os próximos anos.

Amigo, foi um prazer ter acompanhado o teu percurso durante esta quatro temporadas. Tiveste altos e baixos, tal como tantas outras séries da concorrência, mas ainda assim, conseguiste provar ser uma surpreendente fonte de entretenimento espetacular, além de mexer com a nossa cabeça sobre temas sensíveis e bastante atuais (saúde mental sendo uma delas).

E por isso, só nos cabe a nós dizer: “Goodbye, friend”. 

Podem ler o que achámos do episódio anterior de Mr. Robot aqui.

0 89 100 1
89.5%
Average Rating

Mr. Robot encerra a sua temporada final com um episódio duplo repleto de emoções fortes e twists inesperados que nos vão fazer puxar pelos miolos durante bastante tempo.

  • Series Finale Part 1 (whoami)
    84%
  • Series Finale Part 2 (Hello, Elliot)
    95%

Comments