Frame by Frame TV Watchmen

Watchmen – 1×09 – See How They Fly

PODE CONTER SPOILERS DE WATCHMEN!!!

E assim, Watchmen – a mais recente obra da HBO e da mente de Damon Lindelof – chegou ao seu fim inevitável. Será que teve o desfecho que corresponde ao que fomos testemunhando ao longo da temporada?

Numa corrida frenética contra o tempo, Angela (Regina King) faz todos os possíveis e impossíveis para salvar o Dr. Manhattan (Yahya Abdul-Mateen II) das garras da Seventh Kalvary. No entanto, a situação complica-se ainda mais quando a misteriosa Lady Trieu (Hong Chau) faz a sua próxima jogada.

Watchmen 1x09

A maior parte das séries costuma deixar a maior parte dos mistérios resolvidos a tempo do seu final definitivo ou de temporada. Neste último caso, tende a deixar alguns mistérios pendentes para adoçar-nos o dente para o quem a seguir. Não é o caso de Watchmen; quaisquer mistérios pendentes da série foram resolvidos, sem muitas pontas soltas por onde pegar. Ou seja, este See How They Fly é, para todos os efeitos e circunstâncias, o final de Lindelof idealizou nesta sua reinterpretação moderna da famosa banda desenhada.

E acreditem, o episódio conta com bastantes respostas a mistérios pendentes. Um desses maiores mistérios residia na presença da própria Lady Trieu e da sua “suposta” relação com Adrian Veidt (Jeremy Irons). As respostas que obtemos são, por si só, não tão surpreendentes como gostávamos de esperar, claro, mas não deixam de colocar tudo em pratos limpos antes do findar da hora.

Watchmen 1x09

De uma certa forma, este é um episódio mais tradicional, repleto de twists, drama, algum humor surpreendente, Easter Eggs, tudo o que já poderíamos estar à espera. Comparado com o episódio anterior, este See How They Fly pode deixar bastante gente desiludida, que poderiam estar à espera de algo criativo. Ainda assim, não deixa de possuir alguns momentos definitivos para a maior parte dos intervenientes da série no seu geral. E é um elogio que tem de ser feito aos esforços de Lindelof que, episódio após episódio, continua a esmerar-se na forma como captura as suas personagens face aos seus traumas e dramas.

Agora, a derradeira questão é a seguinte: será que Watchmen merece uma segunda temporada? Esta é uma faca de dois gumes que o próprio Lindelof tenta evitar. E é fácil de perceber o porquê: por um lado, este universo é tão rico e diversificado que merece ter algumas explorações de outros cantos do mundo, influenciados pelos eventos da banda desenhada. Por outro, esta história é praticamente self-contained, com um princípio, meio e fim. Portanto, cabo à HBO e a Lindelof decidirem se a série terá uma continuidade ou não. Mas valendo o que vale, e digo isto por mim, já ganharam mais um fã.

Obrigado por terem acompanhado esta nova viagem pelo mundo idealizado por Alan Moore e Dave Gibbons. Podem ainda ler o Frame By Frame anterior de Watchmen aqui.

0 82 100 1
82%
Average Rating

Embora não tão arrojado quanto o seu predecessor, Watchmen encerra com um episódio satisfatório e que nos deixa com bastante com que pensar e discutir durante bastante tempo.

  • 82%

Comments