Black Lightning Frame by Frame TV

Black Lightning – 3×09 – The Book of Resistance: Chapter Four: Earth Crisis

Black Lightning 3x09

PODE CONTER SPOILERS DE BLACK LIGHTNING!!!

Não é exatamente um segredo que Cress Williams irá trazer o seu Jefferson Pierce para o crossover Crisis on Infinite Earths, um feito inédito para a série que, até agora, tem estado separado por completo das outras séries que compõem a Arrowverse (e não nos esqueçamos que uma delas decorre numa Terra paralela!). No entanto, ficava a questão de como a The CW iria conseguir tal feito. O episódio desta semana, Earth Crisis, dá-nos a resposta.

No momento em que Freeland começa a ser palco de uma tempestade anormal (trovoada e céu vermelho, sinais da chegada da onda de anti-matéria), Jennifer (China Anne McClain) vê-se confrontada com versões alternativas de si mesma. O twist: ambas apresentam resultados de um dilema que a jovem heroína possui no momento.

Black Lightning 3x09

No mundo das bandas desenhadas, os crossovers contam com os capítulos principais, mas também são compostos por vários tie-ins. Esses tie-ins são alguns números isolados que nos contam histórias antes, durante ou após os eventos desses ditos crossovers. É uma fórmula que tanto a DC como a Marvel usam nas suas publicações, e ajudam a explorar melhor esses mesmos crossovers e esses mesmos mundos ou personagens. Com isto, quero dizer que este episódio de Black Lightning serve mais como um tie-in de Crisis on Infinite Earths do que um capítulo essencial do crossover.

Black Lightning 3x09

No entanto, não esperem ver Jefferson Pierce no destaque do episódio. Em vez disso, é Jennifer e o seu dilema entre a sua família e a missão da ASA que tomam conta do episódio. Essa mesma divisão da jovem toma forma quando esta encontra duas versões diferentes de si mesma: Gen da Terra-1 e Jinn da Terra-2.

Verdade seja dita, China Anne McClain não é propriamente a atriz mais forte de Black Lightningseja pela sua franca inexperiência à frente do ecrã ou pelo material ingrato que ela recebe numa base semanal. Earth Crisis muda essa mesma tendência. O episódio toma um formato semelhante a alguns filmes natalícios como A Christmas Carol ou It’s a Wonderful Life, com a personagem a explorar as várias ramificações das suas escolhas, que se revelam bastante trágicas. A postura de Jennifer muda conforme a situação, e mesmo as circunstâncias do seu mundo são alvo de mudanças (é estranho ver Anissa (Nafessa Williams) sem as suas escolhas estravagantes).

Mas no fim e ao cabo, este episódio é praticamente uma versão diferente de Sophie’s Choice, o que resulta numa personagem de McClain bastante acima do que esta nos proporcionou até agora. É uma pena, então, que todo este crescimento não tenha servido para muito. Porque agora, it’s Crisis Time!

Podem ler o Frame By Frame anterior de Black Lightning aqui.

0 75 100 1
75%
Average Rating

Black Lightning teve direito a uma introdução à Arrowverse com este tie-in de Crisis On Infinite Earths. E por si só, é aliciante; como um caso de estudo para Jennifer Pierce, é um desenvolvimento há muito exigido.

  • 75%

Comments