Frame by Frame TV Watchmen

Watchmen – 1×07 – An Almost Religious Awe

PODE CONTER SPOILERS DE WATCHMEN!!!

Quando se pensava que Watchmen não tinha outras surpresas guardadas para nós como audiência, eis que An Almost Religious Awe arrebenta com todas as nossas expectativas.

Depois do seu comportamento de risco nos episódios anteriores, Angela (Regina King) avança com um tratamento de Lady Trieu (Hong Chau) para restabelecer a sua mente. Ao mesmo tempo, Laurie (Jean Smart) prossegue com uma pista que pode desvendar uma conspiração. E Adrian (Jeremy Irons) tem direito ao seu julgamento.

Watchmen 1x07

Com esta temporada de Watchmen prestes a entrar na sua reta final (que pode muito bem ser a sua temporada definitiva), seria de esperar que se começasse a testemunhar uma espécie de atar de pontas soltas, ao mesmo tempo que também recebemos novos e chocantes detalhes sobre o estranho mundo que Damon Lindelof criou a partir da obra homónima de Alan Moore e Dave GibbonsE para todos os efeitos, An Almost Religious Awe funciona praticamente como uma information dump, por assim dizer.

Por um lado, graças ao tratamento não convencional (e que tem uma fonte bizarra, diga-se desde já), Angela acompanha algumas das memórias da sua juventude. Para ela, pode ter sido o reviver dos seus piores momentos da sua vida, mas para nós, é o preenchimento de algumas lacunas do seu passado ainda secreto. E esta medida funciona, uma vez que nos permite ter uma visão diferente de Angela enquanto uma jovem vietnamita num país que se tornou no 51º estado dos Estados Unidos, além de acompanharmos também alguns dos traumas e escolhas que viriam a definir a sua rota até agora.

No entanto, estes não são meros flashbacks, uma vez que estão intercalados com outras memórias de Will Reeves (Louis Gossett Jr.). Embora isto possa ser visto como a representação da mente fraturada de Angela, também serve para ilustrar que, passadas duas gerações, os trajetos de avô e neta não são assim tão diferentes.

Watchmen 1x07

Lembram-se de ter dito que este episódio é, praticamente, um information dump? Não é por acaso que faço essa escolha de palavras, visto que Watchmen atira-nos com várias revelações. Algumas acontecem de forma natural, outras de forma menos elegante; algumas redefinem o que pensávamos conhecer da série, outras levantam ainda mais questões do que respostas. De certa forma, An Almost Religious Awe muda a forma de como víamos Watchmen até agora, e nada irá ficar como dantes.

São revelações como as verdadeiras ambições da Seventh Kavalry, o paradeiro de Dr. Manhattan, ou mesmo as circunstâncias de personagens mais secundárias como Bian (Jolie Hoang-Rappaport) ou mesmo Jane Crawford (Frances Fisher), há de tudo um pouco e que nos salivar por mais. Por um lado, temos ainda mais dois episódios para resolver todas as questões pendentes; por outro, temos APENAS mais dois episódios, por isso, resta ver o que nos reserva.

Podem ler o Frame By Frame anterior de Watchmen aqui.

0 80 100 1
80%
Average Rating

Neste antepenúltimo episódio da série, Watchmen oferece-nos vários twists & turns que redefinem o seu mundo e nos deixa sedentos por mais.

  • 80%

Comments