Frame by Frame The Mandalorian TV

The Mandalorian – 1×04 – Chapter 4: Sanctuary

PODE CONTER SPOILERS DE THE MANDALORIAN!!!

Não é propriamente um segredo que The Mandalorian encontra as suas maiores inspirações nos clássicos do western. Este episódio oferece-nos uma curta paragem, mas com inspirações diferentes do habitual.

Depois dos eventos do episódio anterior, Mando (Pedro Pascal) e o Baby Yoda procuram refúgio num planeta calmo. No entanto, o que prometia ser uma estadia calma acaba complicar-se não só pela presença de Cara Dune (Gina Carano), uma ex-soldado da Rebelião, mas também por um pedido de ajuda de alguns aldeões para combaterem uns salteadores.

The Mandalorian 1x04

Tal como tinha mencionado acima, The Mandalorian encontrou uma boa parte da sua inspiração em vários filmes ou séries que se inseriam no género do western, mas o guião de Jon Favreau e a realização de Bryce Dallas Howard (que segue as pisadas do seu pai, que realizou Solo: A Star Wars Story) põem a sua vista no que de melhor se faz no Oriente. É impossível não olharmos com atenção a este Sanctuary e vermos algumas dicas sobre Seven Samurai, de Akira Kurosawadesde o espaço cénico até ao claro David vs. Golias. E ainda que tenha as suas boas intenções, simplesmente não nos introduz nada de inédito dentro deste género.

Valendo o que vale, Sanctuary também se revela como um dos episódios mais character-driven da série até agora. E grande parte desse gosto reside no próprio Mando e na sua relação especial com Baby Yoda. Mando sempre esteve envolto num completo mistério, dando-nos alguns flashbacks da sua juventude traumática e das suas interações com o seu próprio povo. No entanto, tivemos direito também a alguns detalhes sobre a sua vida, cortesia do próprio Mando. Pedro Pascal tem-se revelado bastante expressivo não só pelo seu corpo, mas também pelos vários tons de voz que emprega nas mais variadas situações, e este episódio não é exceção.

Este episódio também marca um passo em frente na relação entre Mando e Baby Yoda, pela positiva. Ainda que possua uma certa distância emocional, é aos poucos que o caçador de prémios se vai aproximando do bebé, ao ponto de trocar alguns insultos adoráveis, ao ponto de considerar certas ações em nome do seu bem-estar.

The Mandalorian 1x04

Este episódio também marcou a estreia de Gina Carano do papel de Cara Dune. Embora Carano não possua uma grande aptidão para mostrar o seu lado mais emocional, cortesia pelos seus anos de experiência no ringue da UFC, é essa mesma experiência que nos consegue algumas nas suas melhores cenas de combate. E ainda temos a oportunidade de voltarmos a vê-la num futuro próximo, por isso, quem sabe.

Podem ler o Frame By Frame anterior de The Mandalorian aqui.

0 78 100 1
78%
Average Rating

O mais recente episódio de The Mandalorian busca inspiração oriental para um episódio que, embora previsível, consegue entregar-nos algumas emoções poderosas.

  • 78%

Comments