Frame by Frame Mr. Robot TV

Mr. Robot – 4×07 – 407 Proxy Authentication Required

Mr. Robot 4x07

PODE CONTER SPOILERS DE MR. ROBOT!!!

Depois do desfecho do episódio anterior, tinha bastante receio de que este episódio também se desviasse da sua narrativa principal – algo que tem marcado esta temporada final. E embora esses mesmo receios se tenham registado, isso não significa que não tenhamos direito a uma hora surpreendente.

Seguindo diretamente do episódio episódio, Elliot (Rami Malek) vê-se cara-a-cara com Vera (Elliot Villar). Mas o que poderia ser um confronto típico acaba por revelar-se como um turbilhão emocional para Elliot e a sua relação com Mr. Robot (Christian Slater).

Mr. Robot 4x07

Bem, digam o que disserem, Sam Esmail sabe bem o que está a fazer. O criador de Mr. Robot sempre mostrou um à-vontade para arriscar com cada episódio que lança, com um episódio que parecia ter sido filmado num único take (mas que já foi confirmado que não foi bem assim, mas a execução deu isso a entender) ou um em que não tivemos uma ponta de diálogo pelo meio. Proxy Authentication Required é mais um exemplo desta experiência, mas que experiência brutal!

Se pensam que Mr. Robot se poderia equiparar-se a um filme ou a um episódio tradicional com este episódio, bem podem estar enganados! Valendo o que vale, este episódio deu-nos uma maior vontade de vermos uma peça teatral escrita e dirigida por Esmail, com o episódio predisposto a contar-nos o “confronto” entre Elliot e Vera através de cinco atos distintos, cada um deles com algo diferente para contar.

Mr. Robot 4x07

Todos os elementos técnicos do episódio – a fotografia, a iluminação, o elemento sonoro – catapultam-nos para uma verdadeira peça teatral repleta de tragédia. Até mesmo Mac Quayle, o compositor da série, troca as suas sonoridades tecnológicas por tons mais tipicamente associados a peças teatrais. Em termos narrativos, o episódio não possui quaisquer ligações com a narrativa principal – uma chaga que parece afetar alguns dos episódios anteriores – mas não deixa de dar uma maior espreitadela à mente perturbada de Elliot.

Mr. Robot tem estado envolta num verdadeiro mistério no que toca ao passado e estado mental dos seus protagonistas, e é bom ver que este episódio não deixou essa tendência pendurada. Não só mostrou mais um trauma chocante no passado de Elliot, como também esclareceu a misteriosa origem de Mr. Robot (aliás: é bom ver que a série conseguiu apresentar algo concreto para Christian Slater fazer além de servir da nossa ligação com Elliot). Ou, numa forma geral, os maiores participantes do episódio – Malek, VillarSlater e Gloria Reuben – estiveram nas suas melhores formas neste episódio.

Posto isto: será que contribui para o resto do trajeto da temporada? Nem por isso. Proxy Authentication Required, tal como outros dos seus antecessores, não introduz algo de verdadeiramente inédito para a cruzada pessoal de Elliot. E mesmo a inclusão de Vera ou Krista também serviram o seu propósito no episódio, mas no grande esquema das coisas, pedem-nos por um investimento que, infelizmente, parece um tanto ou quanto descabido.

Podem ler o Frame By Frame anterior de Mr. Robot aqui.

0 89 100 1
89%
Average Rating

Mesmo que não adicione algo de concreto na trama principal, este desvio de Mr. Robot conseguiu entreter do primeiro ao quinto ato.

  • 89%

Comments