Frame by Frame The Mandalorian TV

The Mandalorian – 1×01 – Chapter One

The Mandalorian 1x01

PODE CONTER SPOILERS DE THE MANDALORIAN!!!

Não estaria propriamente a mentir se dissesse que The Mandalorian é uma das séries mais aguardadas deste ano. E existem muitas razões para o dizer: para já, é a primeira série live-action do universo de Star Wars; é criada por Jon Favreau, o mesmo homem que deu o pontapé de saída para o Universo Cinematográfico da Marvel como conhecemos (e adoramos hoje em dia, além de revolucionar os remakes live-action com The Jungle Book); conta com um elenco impressionante dos dois lados das câmaras; e é também a série que serve de rampa de lançamento para a Disney+, o serviço de streaming que promete fazer concorrência nesta streaming war. Portanto, razões para ficar entusiasmado. Pois bem, a Disney+ finalmente chegou (para alguns territórios, para já), e com ele, este primeiro episódio de The Mandalorian!

Pedro Pascal veste o papel do Mandalorian titular, um caçador de prémios que viaja de planeta em planeta em busca de missões e recompensas. E neste episódio, o caçador aceita a missão de um misterioso cliente (interpretado por Werner Herzog), o que o leva também por alguns precalços.

The Mandalorian 1x01

The Mandalorian pode muito bem ser descrito como “uma série Star Wars feita por e para fãs de Star Wars“. E de facto, qualquer conhecimento sobre a mitologia é sempre uma boa ajuda para quem escolher acompanhar a série de fio-a-pavio, especialmente no que toca aos Easter Eggs ou mesmo referências.

Ainda é assim, com base apenas neste epis+ódio de estreia, The Mandalorian é impressionante a níveis técnicos. Claro que, tal como os filmes da saga, a série faz uso de CGI, mas acaba por desempenhar um papel secundário face à prioridade dos efeitos práticos. Desde os efeitos práticos à construção dos seus cenários, o guarda-roupa e afins, a série atira-nos para uma galáxia muito, muito distante de uma forma bastante fidedigna.

The Mandalorian 1x01

No entanto, The Mandalorian não podia ser tão diferente dos outros produtos de Star Wars. Enquanto a maior parte dos filmes assenta na clássica ideia de “heróis vs. vilões”, a série aventura-se pela área cinzenta que sabemos que existe neste universo, mas que continua a não ser transporta para o ecrã. É uma versão intrigante, mas não menos eficaz, assemelhando-se mais a um western à moda antiga do que propriamente uma clássica história de David vs. Golias.

E claro que temos direito a um elenco de luxo para uma série, com nomes como HerzogCarl Weathers, Nick Nolte ou mesmo Taika Waititi (embora este último esteja bastante bem camuflado). No entanto, a grande estrela do episódio é, sem sombra de dúvida, Pedro Pascal. Este apresenta-nos um Mandalorian de poucas palavras (quase como Boba Fett nos filmes originais), mas cujas ações falam mais alto. É um durão, praticamente, e consegue apresentar-se de uma forma praticamente magnética. E embora não tenha sido explícito, o episódio vai ainda mais longe e explora um pouco do seu passado. De uma certa forma, Pascal entra a ganhar e faz-nos desejar que mantenha essa mesma qualidade.

Ainda assim, o episódio enfrenta alguns obstáculos pelo caminho. É claro que Star Wars tem de contar com uma espécie de resquício de humor, mas este é um elemento que, numa ou outra ocasião, não funciona tão bem conforme o esperado. E ainda que este tenha sido um episódio de estreia, pouco ou nada sabemos sobre a sua narrativa, ou a estrutura que pretende prosseguir. Teremos episódios que se desenrolarão de forma singular? Ou teremos direito a uma estrutura mais serializada? Vamos esperar para ver o que os restantes episódios nos reservam.

Podem ler outros nos nossos Frame By Frame aqui.

0 80 100 1
80%
Average Rating

Embora tenha algumas limitações (que seriam de esperar de uma estreia), The Mandalorian atira-nos para uma galáxia muito, muito distante na melhor forma possível.

  • 80%

Comments