Frame by Frame Mr. Robot TV

Mr. Robot – 4×05 – 405 Method Not Allowed

Mr. Robot 4x05

PODE CONTER SPOILERS DE MR. ROBOT!!!

Mr. Robot, na sua génese, pode muito bem ser uma série bastante estranha. E já vimos alguns episódios um tanto ou quanto bizarros durante o decorrer desta longa aventura do mundo dos hackers. E este 405 Method Not Allowed pode muito bem ser uma das aventuras mais bizarras que a série nos ofereceu até agora.

Em pleno dia de Natal, Elliot (Rami Malek) e Darlene (Carly Chaikin) preparam-se para invadir os escritórios da Virtual Realty. Dom (Grace Gummer) recebe uma nova missão. E Krista (Gloria Reuben) recebe uma visita inesperada.

Mr. Robot 4x05

Não é uma grande surpresa que Sam Esmail gosta de brincar um pouco com os vários géneros cinematográficos e/ou televisivos e utilizá-los nos seus próprios projetos. 405 Method Not Allowed pode muito bem ser descrito como um heist movie, juntamente com os vários ingredientes a que nos habituámos a ver com este género. No entanto, este episódio também conta com um twist bizarro: todo o episódio, feito sem quaisquer diálogos!

É uma ferramenta um pouco fora do habitual de Esmail, mesmo numa série como Mr. Robot. No entanto, o facto de termos um episódio construído com base apenas no que nos é palpável consegue trazer todo um conjunto de sentimentos diferentes. O episódio implica necessariamente que tenhamos de prestar bastante atenção às informações que vamos recebendo, seja pelas expressões faciais dos personagens e dos seus respetivos movimentos corporais, ou então a banda-sonora de Mac Quayle que nos ajuda a criar o aspeto de tensão, de esperar de tudo um pouco neste heist e todos os momentos associados ao episódio.

Mr. Robot 4x05

No entanto, e apesar de esta técnica até ser algo refrescante para a série, termos um episódio feito com nenhum tipo de diálogos também tem as suas limitações. E o episódio mostra-nos várias instâncias em que o resultado mais normal seria a troca de falas, em vez de grunhidos ou exasperares. E embora a narrativa de Elliot e Darlene funcione às mil maravilhas, isso não implica necessariamente que todos tenham direito ao mesmo tipo de atenção e carinho. Dom, Krista e Price (Michael Cristofer) ficam com as suas mãos “entretidas” neste episódio, o que não é assim tão mau, mas servem apenas como meros teases de próximos conflitos que tomarão lugar durante os restantes episódios da temporada.

Podem ler o Frame By Frame anterior de Mr. Robot aqui.

0 78 100 1
78%
Average Rating

Mr. Robot oferece-nos uma história de roubo sem recurso a quaisquer tipo de diálogos, mas este elemento inovador não esconde algumas das suas falhas mais graves.

  • 78%

Comments