Frame by Frame Mr. Robot TV

Mr. Robot – 4×04 – 404 Not Found

PODE CONTER SPOILERS DE MR. ROBOT!!!

Mr. Robot é uma série que, quando assim deseja ser, consegue ser bastante estranha. E já nos presenteou com alguns episódios que roçam na área do WTF. E este 404 Not Found traz essa mesma área para um episódio de Natal.

Elliot (Rami Malek), Mr. Robot (Christian Slater) e Tyrel (Martin Wallström) perdem-se num bosque remoto em perseguição a um hacker da Dark Army; Darlene (Carly Chaikin) dá boleia a Tobias (Jon Glaser), um Pai Natal embebedado; e Dom (Grace Gummer) tem uma estranha fantasia sexual.

Mr. Robot 4x04A minha maior queixa para este episódio é que podia ter sido cortado/ignorado, que nem notaríamos a sua ausência. Em vez de dar seguimento com a narrativa principal desta temporada final – ou seja, o confronto final entre Elliot e Whiterose – este episódio serviu apenas como uma espécie de ensaio sobre a mente de alguns personagens da série.

Mas isso não implica necessariamente que não tenhamos momentos surpreendentes. Por um lado, já lá vai algum tempo desde que vimos MalekSlaterWallström juntos no mesmo ecrã, e este episódio não perde tempo em estabelecer novamente esta velha dinâmica, seja para ilustrar as semelhanças/diferenças entre Elliot e Tyrell para efeitos dramáticos ou, nem acredito que me vou atrever a dizer isto, para momentos um tanto ou quanto cómicos.

Mr. Robot 4x04

Ao mesmo tempo, Darlene teve de lidar com um Pai Natal incrivelmente bêbado e com todos os sinais de estar pronto para se suicidar. Podia ser uma narrativa um tanto ou quanto aborrecida, não fosse por duas razões: 1) dá algo mais importante para Darlene fazer do que tudo o que esta fez no decorrer desta temporada; e 2) faz com que espreitemos um pouco mais sobre o seu estado mental, especialmente na sua relação complicada com Elliot.

Infelizmente, onde o episódio acaba por fracassar é com Dom. As suas cenas resumiram simplesmente a ter uma fantasia sexual proveniente da sua vontade atual. E ainda que esta narrativa tome uma rota bastante obscura perto do seu findar (traduzindo o peso que esta sente com tanto drama à sua volta), simplesmente não apresenta qualquer tipo de finalidade ou consequência, ao contrário das duas narrativas principais.

Podem ler o Frame By Frame anterior de Mr. Robot aqui.

0 77 100 1
77%
Average Rating

Como um episódio de Natal, este 404 Not Found de Mr. Robot é, no mínimo, bizarro. Mas como caso de estudo para a mente dos nossos protagonistas, é um passo necessário para a frente.

  • 77%

Comments