Frame by Frame TV Watchmen

Watchmen – 1×01 – It’s Summer and We’re Running Out of Ice

Watchmen 1x01

PODE CONTER SPOILERS DE WATCHMEN!!!

Na indústria do entretenimento, é impossível negar a influências que as bandas desenhadas nos concedem. Sempre conhecemos a clássica guerra entre a DC e a Marvel, cada uma delas mais influente que a outra. No entanto, se há uma história que permanece icónica, mesmo nos dias de hoje, é Watchmen, escrita por Alan Moore e desenhada por Dave GibbonsEssa mesma banda desenhada, elaborada em plena década de 80, já foi alvo de uma adaptação cinematográfica pelas mãos de Zack Snyder e os seus resultados não são particularmente consensuais. Pois bem, volvidos 10 anos depois do lançamento do filme, a banda desenhada é alvo de uma nova adaptação, desta vez pelas mãos de Damon Lindelof (que nos trouxe séries como Lost ou The Leftovers) sob o formato de uma série televisiva do canal HBO. No entanto, não esperem pela mesma história do costume.

Watchmen 1x01

Mais do que uma espécie de remixreboot ou mesmo uma re-adaptação de uma adaptação que se assume claramente como um produto do seu tempo, Watchmen, como uma espécie de episódio-piloto, tem o dever – nay, a obrigação – de estabelecer o mundo que a série pretende mostrar. E para todos os efeitos e circunstâncias, o episódio cumpre esse feito de construir esse mundo sem ser necessariamente exagerado. Sabe-se que a maior parte da ação da série tomará lugar em Tulsa, Oklahoma, numa versão alternativa de 2019. Versão essa que troca os sentimentos anti-fascismo e a paranóia da Guerra Fria da época em favor de atacar duas temáticas que servem de paralelo com a nossa realidade: a supremacia branca e a brutalidade policial. Tulsa, uma cidade que, de acordo com os livros de História americana e de acordo com o prólogo, foi o palco do Black Wall Street Massacre de 1921, um episódio em que o KKK chacinou uma comunidade afro-americana. Tulsa, uma cidade que, neste 2019 alternativo, conseguiu extinguir todas as chamas de racismo e brutalidade.

Watchmen 1x01

World building pode ser uma tarefa árdua, e nem todas as séries conseguem executá-la de uma forma satisfatória (muitas vezes, conseguem enxurrar-nos com informações vitais mas de uma forma bastante exagerada). Não Watchmen. As informações que vamos obtendo deste mundo novo é-nos dada através de pequenos detalhes, menções ou eventos que não nos parece intrusivos. Simplesmente aparecem de uma forma um tanto ou quanto natural. É também todo um conjunto de circunstâncias que tendem a refletir de forma distorcida como a nossa sociedade funciona. Como será que esta aposta será recebida? Difícil dizer; afinal, só estamos apenas no primeiro de nove episódios.

world building também engloba os personagens que habitam nela. E temos todo um elenco competente à frente das câmaras com um grande potencial. Nomes como Regina KingDon JohnsonTim Blake Nelson, Yahya Abdul-Mateen II ou mesmo Jeremy Irons são apenas alguns que compõem este novo estranho mundo. E nunca se sabe o que mais nos reserva a série daqui em diante. Mas uma coisa é certa: as expectativas estão em alta.

Mas em termos de aparência, Damon Lindelof esmerou-se com Watchmen. Não só temos direito a imagens com uma forte presença, iluminação ou guarda-roupa original e automaticamente icónicos – como os polícias com as máscaras amarelas, por exemplo, e que fizeram um grande impacto na campanha de marketing da série – ou mesmo a banda sonora de Trent Reznor e Atticus Ross, dão à série aquele toque da HBO. Watchmen 1x01Ainda assim, a série continua envolta em grande mistério, e mal podemos esperar para ver como todas as pontas soltas que a série nos apresentou se unirão daqui a uns tempos. Claro que não é preciso ser um fã da banda desenhada ou do filme para se poder apreciar a série, mas claro que este episódio conta com alguns Easter Eggs e referências que quem conhece minimamente esta propriedade irá apreciar na sua totalidade.

Se quiserem saber mais sobre o mundo dos Watchmen, podem reler a nossa Crítica do filme de Snyder aqui.

0 80 100 1
80%
Average Rating

Damon Lindelof dá início a Watchmen de uma forma bastante promissora graças ao seu world building subtil e secreto, se bem que temos de esperar para ver como é que este se desenrola.

  • 80%

Comments