Arrow Frame by Frame TV

Arrow – 8×01 – Starling City

PODE CONTER SPOILERS DE ARROW!!!

Se têm acompanhado as séries da Arrowverse até agora, devem ter reparado que não são muitas séries que estão a preparar o palco para a Crisis on Infinite Earths. Recentemente, The Flash revelou o que poderemos esperar daqui para a frente para a série e para o crossover. No entanto, existe outra série que assenta os seus alicerces nesse crossover, e essa série é nada mais nada menos que Arrow, que não só começa a sua jornada para o crossover, como também arranca com a sua temporada final.

O episódio arranca com Oliver (Stephen Amell) a acordar em Lian Yu e a recriar praticamente o episódio-piloto da série. No entanto, certos detalhes escondem a verdadeira missão de Oliver. Entretanto, nos flashforwards, Mia (Katherine McNamara) e companhia limitada encontram novos problemas.

Arrow 8x01

Considerando que estamos perante a temporada final, não seria difícil de imaginar que Arrow começasse uma jornada repleta de greatest hits, por assim dizer. E é essa a ideia que este Starling City nos atira. Mais do que uma aventura que revisita alguns dos melhores momentos da série, esta é uma temporada completamente pautada pela sombra da Crise. E acreditem, existem bastantes elementos nostálgicos que nos “obriga” a revisitar os tempos da primeira temporada, mas também nos desafia a prestar bastante atenção aos mais pequenos detalhes. Sim, claro, o episódio inclui regressos de personagens como Moira (Susanna Thompson), Malcolm (John Barrowman) e Tommy (Colin Donnell), a par do regresso de algumas caras conhecidas (e algumas ausências notáveis), mas também implica a alteração de algumas das dinâmicas que pensávamos estar a par anteriormente. Claro que existe um twist relacionado com o crossover que explica estas mudanças, mas não deixam de puxar pelo interesse e pelo sentimento. Fica a ideia de que algumas destas pessoas da vida de Oliver trazem sempre algo para puxa rpor ele, e Amell até que se sai bem nesta parada.

No entanto, por mais contente que Oliver possa estar por rever alguns velhos amigos e familiares, tudo isto é-nos entregue pela sombra da Crise. E podemos ver isso através das suas interações tanto com o Monitor (LaMonica Garrett) como com Diggle (David Ramsey), que também acompanha uma surpresa engraçada. Temos direito a uma missão misteriosa que, certamente, servirá de motor para os restantes 9 episódios da temporada, mas também na posição mais “missão suicida” de Oliver. Portanto, é uma questão de ver que mais surpresas estarão reservadas para esta temporada.

Arrow 8x01

Só faltava que o resto do episódio estivesse de jeito. Arrow sempre foi uma série pautada pelas suas sequências de ação – e muitas delas se devem graças à orientação de James Bamford – mas algumas das sequências apresentadas aqui, embora bem executadas, tornam-se difíceis de acompanhar graças à má iluminação testemunhada.

E mesmo os flashforwards não tiveram um grande propósito neste episódio. Claro que é bom vermos os jovens heróis a tentarem funcionar como uma equipa sem orientação dos veteranos, mas fica a ideia de que esta narrativa serviu apenas para introduzir JJ (Charlie Barnett) e mais uma quantidade exagerada de drama. Bem, pode ser que, com o decorrer da temporada – e quiçá com o spin-off recém anunciado – estes problemas não possam ser resolvidos.

Podem ler o Frame By Frame anterior de Arrow aqui.

0 79 100 1
79%
Average Rating

Arrow arranca a sua temporada final com um episódio que serve tanto para alimentar a nossa nostalgia dos tempos dourados da temporada, como para tecer algumas dicas sobre a Crisis on Infinite Earths.

  • 79%

Comments