Frame by Frame Mr. Robot TV

Mr. Robot – 4×01 – 401 Unauthorized

Mr. Robot 4x01

PODE CONTER SPOILERS DE MR. ROBOT!!!

Custa-nos a acreditar que já se passaram quase 2 anos desde que Mr. Robot deu a sua cara quando encerrou a sua terceira temporada, uma que serviu como verdadeiro “pedido de desculpas” pela sua segunda temporada um tanto ou quanto díspar. Pois bem, temos boas notícias para vocês: a série de Sam Esmail está de regresso, ainda que seja para a sua temporada final.

Estamos por volta da época natalícia. Elliot (Rami Malek), agora com Mr. Robot (Christian Slater), continua a sua cruzada contra Whiterose (BD Wong). No entanto, essa mesma cruzada promete levar o nosso protagonista num trajeto sem retorno. Entretanto, Darlene (Carly Chaikin) encontra-se em luto devido a uma perda; Tyrell (Martin Wallström) goza de um novo estatuto; e Dom (Grace Gummer) continua paranóica.

Mr. Robot 4x01

Embora o episódio possa ser considerado bastante longo, mesmo para os parâmetros da série – este episódio de estreia ronda uma hora, se tanto – são Elliot e Mr. Robot que saem a ganhar neste episódio. Devido a um evento que decorre logo de imediato no episódio depois do recap obrigatório, temos direito a ver um Elliot prestes a perder as estribeiras e a tomar cada vez mais riscos, por vezes com a sua vida em risco. Enquanto o nosso protagonista toma cada vez mais riscos, torna-se um bocado engraçado vermos Mr. Robot a servir como uma espécie de voz da sua consciência, a sua razão. Ao ponto de, para variar, é ele que nos entrega os já icónicos voice-overs da série direcionados para a audiência. Uma jogada arriscada, mas que acaba por surtir o seu efeito.

No entanto, não fiquem à espera de uma resolução fácil neste panorama. Elliot está, praticamente, numa cruzada solitária contra Whiterose e a sua Dark Army. E a julgar por este episódio – que até conta com cameos tanto de Esmail como da sua mulher, Emmy Rossum – poderemos estar perante uma temporada final de Mr. Robot que poderá continuar a ser repleta de twists & turns, bem ao estilo da série.

Mr. Robot 4x01

Como já poderão constatado até agora, Mr. Robot não se centra apenas em Elliot e na sua cruzada, mas também num vasto leque de personagens que vão marcando presença de forma quase regular. Temos o caso de Darlene que, devido a uma grande perda na sua vida, refugiu-se no álcool e nas drogas. Parece uma grande queda para uma personagem que já nos habituou a momentos muito mais fortes, mas nada impede que, com o passar das semanas, esta situação não mude de figura. Já Dom também teve direito a uma breve visita, o que justifica bem a sua paranóia. Infelizmente, fora do círculo de Elliot, as cenas das duas mulheres e de outras peças centrais da série ficam a pecar, não só pela falta de tempo de antena (que nos deu a sensação de que a série nos estivesse a dizer oi, lembraste deste/a tipo/a? Pois, ele/ela ainda cá está) mas também falta de um trajeto concreto para o resto da temporada. Pode haver a possibilidade de a série retificar este problema mas, para já, deixa um bocado a desejar.

0 80 100 1
80%
Average Rating

Depois de quase 2 anos de espera, eis que Mr. Robot está de regresso. E traz consigo uma possibilidade de conclusão com sabor a Natal.

  • 80%

Comments