Black Lightning Frame by Frame TV

Black Lightning – 3×01 – The Book of Ocupation: Chapter One: Birth of Blackbird

PODE CONTER SPOILERS DE BLACK LIGHTNING!!!

Quem acompanha as minhas críticas semanais de Black Lightning, sabe muito bem que esta é uma das séries mais fracas de todas as séries da DC que a The CW tem produzido até agora. Não quer dizer que não tenha direito às suas forças, mas simplesmente não possui o mesmo apelo. O início desta terceira temporada pode não resolver esses mesmos problemas, mas pelo menos consegue ter uma espécie de mini-esperança para a série.

Passou-se um mês desde os eventos do final da temporada anterior. Num acordo feito com o agent Odell (Bill Duke), Jefferson (Cress Williams) encontra-se sob a custódia da ASA em troca da liberdade da sua família. No entanto, mesmo isso não impede Odell de continuar a pressionar os Pierces para os preparar para a eventual chegada do meta-exército de Markovia. Entretanto, Jennifer (China Anne McClain) tenta encontrar o seu lugar numa cidade sem Black Lightning e Thunder, enquanto Anissa (Nafessa Williams), através do seu novo alter-ego e com a ajuda de Gambi (James Remar), tentam minar os esforços de Odell.

Black Lightning 3x01

Tal como SupergirlBlack Lightning nunca teve receio de enveredar por algumas temáticas reconhecíveis para a nossa sociedade. No entanto, enquanto a primeira aborda as temáticas de uma forma mais geral, mais espalhada até, esta concentra todas as suas energias nas questões mais ligadas às comunicado afro-americanas e de como estes são vistos pela sociedade geral. Alguns desses casos da vida real ganham vida nesta série, e esta temporada não é exceção. Através de analogias como Green Light, Markovia e afins, a temporada continua a fincar a ideia da apreensão exagerada ou dos maus tratos pelas mãos das autoridades.

Mas como isto é uma nova situação, também as personagens exibem algumas mudanças mais claras do que outras. Do vasto elenco, Anissa recebe uma maior porção de tempo de antena, acompanhando-a lutar pelos seus desejos pessoais (encontrar Grace e ganhar a liberdade da sua família) e pelo bem da comunidade. E é aqui que entra a titular Blackbird, o nome oficial do alter-ego de Anissa que já testemunhámos na temporada anterior. Vermos esta faceta a ganhar maior destaque as restantes é uma mudança estranha, mas também reflete um lado mais “negro” de Anissa. Outra personagem que recebe maior tempo de antena é Odell, que continua a mostrar o seu lado mais manipulador e perigoso.

Black Lightning 3x01

No entanto, mesmo ao fim de três temporadas, Black Lightning continua sem rumo praticamente nenhum. Em mais do que uma ocasião neste episódio, somos apresentados a sub-narrativas que, francamente, pouco ou nenhum impacto conseguem causar à história “presente”. Claro que temos direito a alguns desenvolvimentos interessantes (incluindo um upgrade que poderá ser útil para Jefferson no curso da temporada), e a “presença” de Markovia finalmente dá um alvo concreto diferente, mas não deixa de ser novamente um exercício de paciência.

Podem ver o Frame By Frame anterior de Black Lightning aqui.

0 55 100 1
55%
Average Rating

Black Lightning está de regresso e semeia algumas ideias interessantes que, infelizmente, não conseguem ser lá muito bem desenvolvidas.

  • 55%

Comments