Cinema Críticas

Crítica: Parasite (2019)

Parasite

Parasite (Gisaengchung), realizado por Joon-ho Bongé uma verdadeira montanha-russa de emoções. São 2 horas cheias de comédia, drama, terror e mistério, envoltas numa camada de sátira e comentário social.

Segue a família Ki-taek, que vive na pobreza e sem emprego, até que um dia arranjam trabalho, de forma invulgar, na casa de uma família rica. Parasite mantém-nos agarrados ao assento de início ao fim. Todas as personagens têm o seu encanto e os seus defeitos, portanto é normal que nos afeiçoemos a todas e que acabemos por não decidir quem são os bons da fita e quem são os maus (indício de uma boa escrita!).

O elenco é maravilhoso, sente-se a ligação das personagens e os respectivos laços familiares; conseguimos ter um breve momento com cada personagem que nos dá pistas de como é a sua personalidade e motivação.

ParasiteA cinematografia desta obra é muito bem executada. Com planos “limpos”, um trabalho de câmara impecável e uma palete de cores adequadas a cada ambiente, Parasite consegue criar excelentes momentos de tensão quando é necessário. Com a ajuda de uma boa caracterização de cada personagem, imergimos completamente na narrativa.

Parasite aborda temas como pobreza versus riqueza e ostentação, e acrescenta à ideia de que a sociedade é tão resistente quanto as suas pessoas mais vulneráveis. Mostra até onde somos capazes de ir para conseguir uma vida confortável, para nós e para as pessoas que nos importam. Esta obra chega também à conclusão que não devemos ter nada como garantido, e que, às vezes, quem tudo quer, tudo perde, mesmo em situações injustas.

Parasite

Esta narrativa começa de forma forte, bastante cómica e bem escrita, e termina de uma forma completamente inesperada e macabra; o que poderia ser um erro enorme, pois parecem 2 partes de filmes diferentes. No entanto, devido a uma magnífica direcção e uma forte escrita, esta transição é simples e encaixa muito bem.

Parasite não tem pontos fracos e é, sem dúvida, uma obra que merece mais reconhecimento do que aquele que tem (devido a ser um filme coreano). Um must watch!

 

Título: Parasite
Título Original: Gisaengchung
Realizado por: Joon-ho Bong
Elenco:  Kang-ho SongSun-kyun LeeYeo-jeong Jo
Duração: 132 minutos

Trailer – Parasite

Comments