Cinema Críticas

Crítica: The Dead Don’t Die (2019)

The Dead Don't Die

A febre pelos zombies começou com Night of the Living Dead (1968), do lendário George A. RomeroDesde então que se tem explorado ao máximo este universo apocalíptico, com criaturas e modos de contágio diferentes e criativas; no entanto, podemos afirmar que tudo descende da obra de Romero.

The Dead Don’t Die, à semelhança de filmes como Shaun of The Dead e Zombieland, pretende ser uma comédia com horror à mistura. Tinha expectativas bastante altas depois de ver do que se tratava e do incrível elenco, mas é com muita pena que digo que foi uma perda de tempo.

The Dead Don't Die

The Dead Don’t Die não tem pés nem cabeça. Começa bem, com um duo que mostra química logo desde o início (Bill MurrayAdam Driver), mas gradualmente fica mais esquisito e sem nexo. O diálogo é aborrecido e aleatório, e as personagens são todas superficiais.

Conseguem encaixar piadas aqui e ali, e admito que no início do filme ainda há algum suspense, mas rapidamente as coisas vão de mal a pior. Nenhuma personagem nos capta a atenção e nenhuma parece importar para o plot. Qual o sentido do filme se não nos faz importar com alguma coisa ou alguém? Nenhuma detalhe parece significar alguma coisa, o que torna o filme “vazio”.

No que toca ao lado técnico da obra, reparei em muitos efeitos estranhos e zombies com ar “barato”, algo que nos distrai um bocado num suposto filme de terror.

Para além dos zombies e das piadas ocasionais, o filme tenta passar mensagens estranhamente politicas e pretensiosas, e outras acerca da natureza; aliás, pode-se dizer que é o tema principal do filme, embora a execução seja horrível.

The Dead Don't Die

Mas nem tudo é mau. É surreal que um filme tão decepcionante tenha um elenco tão bom e empenhado nas suas personagens; sublinho principalmente o desempenho de Adam Driver, Tilda Swinton e Bill Murray.

Acredito que The Dead Don’t Die agrade a algumas pessoas pelo estilo único que tenta alcançar, no entanto parece-me que foi apenas mal feito, e que Jim Jarmuschque já tem experiência na realização de filmes, falhou no que quer que desejava transmitir. Uma das maiores desilusões de 2019.

Título: Os Mortos Não Morrem
Título Original: The Dead Don’t Die
Realizado por: Jim Jarmusch
Elenco:  Bill MurrayAdam DriverTom Waits
Duração: 104 minutos

Trailer – The Dead Don’t Die

Comments