13 Reasons Why Frame by Frame TV

13 Reasons Why – 3×02 – If You’re Breathing, You’re a Liar

PODE CONTER SPOILERS!

No seu segundo episódio do 3º ano, 13 Reasons Why vai a fundo numa questão que ainda hoje em dia atormenta tantas adolescentes: o aborto. Chloe está fora da Liberty High, mas mesmo assim mantém-se presente na narrativa. E faz todo o sentido, principalmente depois de sabermos que ela carrega um filho de Bryce.

Zach entra neste enredo de forma surpreendente, ao prontificar-se para cuidar do filho como se fosse dele. Ainda que não seja nada oficial, é mais que certo que os dois sentem algo um pelo outro. No entanto, nem assim a jovem tira da ideia o aborto e é aqui que o capítulo tem a sua grande força. Depois de passar por uma clínica fictícia, Chloe ainda tem de lidar com um grupo de pessoas anti-aborto que a interpelam à porta da consulta e nos conseguem arrepiar com as suas atitudes.

Se tudo já não fosse demasiado difícil, ainda existem estes grupos que se acham os donos da razão e que querem o mundo à sua maneira. Ainda assim, a rapariga consegue levar a sua avante e entrega-nos cenas absolutamente intensas e que nos conseguem fazer sentir na pele o que é passar por algo assim com 16 ou 17 anos.

Também o bully tem o seu destaque quando nos revelam que a sua vida na nova escola não é de todo fácil. O rapaz não é bem aceite pelo seu passado e, não só anda sozinho, como ainda é agredido pelos colegas. Era suposto ter pena? Não aconteceu.

A mãe de Bryce parece estar em força nesta temporada e também ela parece estar do lado da razão, sabendo perfeitamente quem é o filho. Não é de todo fácil viver sob violência doméstica e só quem passa por esta realidade é que sabe como lidar com tudo. Fugir às vezes não é mesmo opção e é preciso coragem e apoio para dar o passo certo. Também aqui a série consegue acertar e fazer-nos repensar tudo o que estamos a ver e todas as ideias pré-concebidas que temos.

Quem também está bem dentro da narrativa, mesmo que não saibamos quase nada sobre ela é Ani. A jovem aproxima-se do vilão e quando tem oportunidade, acaba por revistar o quarto dele, onde encontra um bilhete para Jessica. Será que lhe chegou a entregar? Esta parece ter cada vez mais força e agora só tem um objetivo: destruir os atletas da escola, responsáveis por todas as coisas más que acontecem. A cena no auditório foi incrível. GO JESS!

A banda sonora continua cheia de força neste novo ano, assim como a fotografia que cumpre na perfeição aquilo a que se propõe, nomeadamente fazer-nos distinguir o passado com cores mais quentes e brilhantes e um presente mais frio e escuro. No ponto!

Ainda que esteja apenas no início, 13 Reasons Why está completamente diferente. Se isso é bom ou mau, ainda é cedo para dizer. Mas o certo é que não podemos deixar de ficar curiosos para saber o que aconteceu a Bryce e quem foi o homicida.

Leiam o Frame by Frame anterior aqui.

0 77 100 1
77%
Average Rating

Ainda que esteja apenas no início, 13 Reasons Why está completamente diferente. Se isso é bom ou mau, ainda é cedo para dizer. Mas o certo é que não podemos deixar de ficar curiosos para saber o que aconteceu a Bryce e quem foi o homicida. 

  • 77%

Comments