13 Reasons Why Frame by Frame TV

13 Reasons Why – 3×01 – Yeah. I’m the new girl.

Contém SPOILERS!

Desde a sua estreia, em 2017, que 13 Reasons Why tem sido um fenómeno mundial. A forma como lida com os temas sensíveis e que deixam muita gente de cabelos arrepiados, é verdadeiramente brilhante. A série da Netflix conquistou acima de tudo por não “andar com paninhos quentes”. O suícidio jovem, o abuso sexual, o bullying extremo, tudo isto são realidades que não queremos enfrentar, mas que Clay & Co nos esfregam na cara.

O fim da última temporada foi ligeiramente bitter sweet. Não tivemos a tão ansiada justiça para Hannha, mas vimos Clay libertar-se do seu espirito que o perseguia desde que esta morreu. Podiamos ter uma terceira temporada brilhante com um tiroteio na escola, a abordar o lado mais negro e assustador destas situações cada vez mais ocorrentes. Mas não. Temos o mistério da morte de Bryce Walker de quem pouca gente, ou até mesmo ninguém, pouca gente sentirá falta.

Por isso, adeus 13RW, olá Pretty Little Liars 2.0. 

Este episódio divide-se em três espaços temporais: os acontecimentos após a situação de Tyler, o pós desaparecimento – apesar de todos já sabemos que ele está morto – de Bryce e o interrogatória de Ani (Grace Saif), a nova estudante que de um momento para o outro está envolvida em tudo. Mas já lá vamos.

O salto temporal de oito meses entre a tentativa de Tyler e o desaparecimento de Bryce, dá-nos a oportunidade de observar como a vida das personagens mudou.

Clay, decidiu, juntar o grupo de amigos para ajudar Tyler e até fez um horário. Ninguém chamou a polícia – exeto Zach que decidiu proteger os amigos à ultima hora, mas não quer ter nada a ver com a recuperação de Tyler -, ninguém avisou os pais, nada. Um grupo de adolescentes resolveu acolher um quase assassino e tomar conta dele em turnos. Muito normal.

Jessica avisou Justin que o caso deles foi só uma noite e beijou Alex, mas descobrimos que oito meses depois eles já não estão juntos. Por muito tóxica que a relação entre Jessica e Justin possa ser, é impossível ficar indiferente ao jovem, tudo aquilo que já viveu e a sua luta constante com o vicio. Justin começou como uma das personagens mais irritantes, mas neste momento é uma das melhores, com um dos arcos evolutivos mais interessantes.

Já agora, Justin continuam a morar com os Jensen que, num verdadeiro momento de parentalidade, resolveram mudar os filhos – o ex-toxicodependente e o íman de problemas – para uma mini casa no jardim. What?

Clay é levado para ser interrogado porque Bryce desapareceu e todos entram em pânico, porque pensam que está relacionado com Tyler, mas através de um grupo de chat, Clay informa toda a gente da verdade. As opiniões dividem-se. Tem quem fique aliviado, tem quem fique em pânico. Mas nós já sabemos que ele morreu, por isso chill. 

Por fim, vamos falar de Ani. A nova aluna, que de misteriosa não tem nada, e que caí de para-quedas ali na história. A sua amizade com Clay surgiu após ele lhe mostrar a escola no primeiro dia e é um bocadinho como a sua situação com a Hannah: ela pica-o e ele dá-lhe respostas pouco inteligentes porque o cérebro de Clay pára quando uma rapariga mostra interesse nele.

Mas isto não é tudo sobre Ani. A mãe da jovem é a enfermeira responsável pelo avô de Bryce e então as duas mudam-se para casa do velhote. E adivinhem quem mora neste momento nessa casa? Bryce. Ani e Bryce começam uma estranha relação de amizade e talvez seja por isso que é ela que está a narrar a história toda.

Apesar de ligeiramente confuso, o episódio foi bastante interessante e com uma fluidez muito característica de 13RW. As alterações temporais são bastante óbvias e marcadas de uma forma interessante: os momentos no verão, em que tudo se começa a compor, são mais coloridos e arejados; as cenas após o  desaparecimento de Bryce são mais escuras e pesadas devido ao stress do momento; e por fim, os frames em que Ani está a ser interrogada são de uns tons pastéis, ainda sem um rumo e intenção definidas.

Não podemos deixar de ficar curiosos em saber o que terá acontecido a Bryce, mesmo nós sabendo que ele morreu. Seja quem quer que tenha sido o culpado, temos mais 12 episódios até descobrir.

Leiam o Frame by Frame anterior, aqui. 

0 73 100 1
73%
Average Rating
  • 73%

Comments