Mini-Reviews TV TV

Orange is the New Black – Series Finale – 7ª Temporada

Orange is the New Black Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE ORANGE IS THE NEW BLACK!

Pois bem, caros fãs das reclusas da penitenciária Litchfield, o ciclo chegou ao fim. Toca a sacar do pacote de lenços e a despedir-se de Piper e companhia. Enquanto que a protagonista se tenta ajustar à vida cá fora, lutando contra todas as odes para manter viva a sua paixão por Alex, Taystee está a passar por um mau bocado atrás das grades. Daya muda a sua conduta e dedica-se ao tráfico de droga, enquanto Pennsatucky procura instruir-se. Alex envolve-se num perigo que pode colocar em causa a sua sentença, ao passo que Red está a mostrar sinais de fragilidade mental. Nicky apaixona-se novamente e Lorna recebe uma notícia devastadora. Blanca está em risco de ser deportada e Suzanne tem uma nova tarefa.

Orange is the New Black Series Finale

O MELHOR:

Orange is the New Black é uma série que poderia continuar até à exaustão.

Ainda que com temporadas melhores e outras não tão boas, é uma série que facilmente consegue reciclar as suas histórias e adicionar novos elementos para nos manter entretidos ao longo das temporadas. Não considero que a opção de terminar tenha sido descabida, de todo. Dar um destino a estas personagens que acompanhamos há já 7 anos era o que era necessário para evitar a fadiga das mesmas. Mas, o que é extremamente competente por parte dos argumentistas é que tornam as situações diferentes para o desfecho de cada uma das personagens. Há finais bonitos, outros tristes. Um aglomerado de tragicomédia que funciona lindamente para provocar todo o tipo de emoções em nós.

Destaco, sem dúvida, as prestações de Uzo Aduba, que desde o início se manteve como a melhor personagem da série; Danielle Brooks que, cada vez mais, explora todas as características afincadas de Taystee, revelando um lado mais dramático que contrasta com o seu otimismo nas temporadas anteriores (vítima claramente das circunstâncias de viver na prisão), e de Taryn Manning que se revelou uma tour de force nesta temporada em específico.

Orange is the New Black Series Finale

Orange is the New Black é algo precioso pela abordagem que faz de temáticas delicadas que envolvem os meios sociais e culturais dos Estados Unidos. Inclusive, trabalha-os de forma sentimental o que leva o público a criar afeição às situações imprevisíveis que envolvem as personagens. Nem tudo foi excelente na temporada, mas o certo é que Orange is the New Black conquista por tratar as suas personagens com amor.

A inclusão de sangue fresco para apimentar um pouco mais os enredos e a despedida das restantes veteranas que pouco apareceram aqui também causam nostalgia, fazendo com que a série saiba precisamente onde tocar para se manter forte até ao fim. Kate Mulgrew está também vertiginosa e o seu destino foi dos mais tocantes, mas para evitar mais spoilers recomendo vivamente a verem como a sua história termina.

Mesmo com altos e baixos, Orange is the New Black chega ao fim em nota alta e irá certamente deixar saudades a todos os fãs que acompanharam estas reclusas que, num meio de horror, ainda conseguiram trazer alguma alegria aos nossos dias.

Orange is the New Black Series Finale

O PIOR:

É precisamente a oscilação de ritmo que a série perde alguma da sua essência.

Nesta temporada final, os episódios aumentaram de duração, mas pouca história houve das personagens-chave. Tirando a personagem de Yael Stone, que tem aqui um destaque incrível num dos episódios, quase todas as restantes ficaram à “sombra da bananeira”, com a relação de Piper e Alex a ofuscar claramente todas as restantes.

É uma jogada um pouco ingrata, já que a série optou por se desviar da narrativa de Piper (note-se que toda a série é baseada nas suas memórias) em temporadas passadas e isso trazia a Orange is the New Black uma força extremamente gratificante, já que se conseguia desprender do cliché de seguir apenas a protagonista. Perder a essência de explorar com maior afinco as restantes personagens e os seus passados problemáticos levou a um decréscimo da qualidade.

Orange is the New Black Series Finale

Aliás, sempre que a série se foca em Piper e Alex, torna-se pouco entusiasmante porque queremos saber também das restantes reclusas e que tocaram ainda mais no nosso coração do que a protagonista e a sua amada.

Ainda assim, Orange is the New Black mantém-se fiel às suas origens e a despedida é sentida e irá ser sempre uma série acarinhada pelos fãs.

Estado da Série: TERMINADA

Leiam a nossa Mini-Review anterior de Orange is the New Black aqui.

0 83 100 1

83%
Average Rating

Apesar dos altos e baixos, esta temporada final de Orange is the New Black é diversificada nos finais que atribui às suas personagens o que, por si só, ajuda a que o espectador entenda que nem todos os finais conseguem ser felizes num meio tão doloroso como a prisão.

  • 83%

Comments