Mini-Reviews TV TV

3Below: Tales of Arcadia – Series Finale – 2ª Temporada

3Below: Tales of Arcadia Series Finale

PODE CONTER SPOILERS DE 3BELOW: TALES OF ARCADIA!!!

Não foi assim há tanto tempo que Guillermo del Toro lançou 3Below, a sua segunda série dentro da trilogia Tales of Arcadia e que serve de spin-off do igualmente popular Trollhunters. Apesar de não ter exatamente o mesmo charme místico a que nos habituámos, esta série conseguiu seduzir-nos de igual. E agora, as aventuras dos irmãos Aja (Tatiana Maslany) e Krel (Diego Luna) finalmente chegou no que pode muito provavelmente ser a sua conclusão definitiva.

Esta segunda temporada arranca algum tempo após os eventos do final da temporada anterior – e que servem de paralelo com o series finale de TrollhuntersAja, Krel e Zadra (Hayley Atwell) fazem o melhor que podem para reparar a I.A. de bordo, Mother (Glenn Close) e partirem para o seu planeta natal. No entanto, o duo protagonista encontra vários desafios pelo caminho, incluindo caçadores de prémios, a Coronel Kubritz (Uzo Aduba), que lidera a misteriosa Área 49-B e isto sem mencionar a ameaça do General Morando (Alon Aboutboul), que decide que está na hora de invadir o planeta Terra e terminar o que começou pelas suas próprias mãos.

3Below: Tales of Arcadia Series Finale

O MELHOR:

Bem ao estilo de del Toro3Below: Tales of Arcadia continua a ser um verdadeiro festim para o olho.

Trollhunters tinha sido bastante elogiado graças ao seu aspeto gráfico semi-gótico, que corresponde ao estilo característico de del Toro em grande parte dos seus filmes. 3Below pode ser uma escapadela desse mesmo género, adotando uma postura mais inspirada em ficção científica, mas não deixa de ter o seu charme característico. É um elemento que trouxe imensos elogios na sua primeira temporada e que continua bem presente nesta segunda temporada. O design dos cenários e das várias criaturas que habitam a série conseguem ser bastante cativantes e criativos.

A narrativa pode ter sido um pouco mais direta que o habitual, mas não deixa de contar com algumas surpresas pelo meio. 3Below, com a premissa em redor de alienígenas refugiados na Terra, era inevitável que a série começasse a estabelecer alguns paralelos com a crise de imigrantes que estamos a passar na atualidade. Esta segunda temporada continua essa tendência, mas também mantém-se atualizado da pior forma. Isso vê-se no regresso de Uzo Aduba como a Coronel Kubritz. Esta encapsula todo o sentimento anti-imigração e resposta a esse movimento de uma forma bastante assustadora, ao ponto de esta se tornar uma vilã sem mãos a medir para prosseguir com os seus objetivos.

3Below: Tales of Arcadia Series Finale

Felizmente, as personagens principais também acabam por ser beneficiados nesta segunda temporada. Cada um dos personagens principais têm algo para contar e conseguem agradar-nos. Vermos o duo a aceitar as suas funções respetivas consegue ter um efeito interessante, claro, mas é Varvatos Vex (Nick Offerman) que oferece algumas surpresas. Após o twist da temporada anterior, esta deu várias oportunidade para uma redenção do personagem, e Offerman está absolutamente irrepreensível nesse aspeto, mostrando um ser que vai-se ligando cada vez mais com as suas emoções, ao mesmo tempo que continua tão over-the-top como de costume. O mesmo pode ser aplicado a Mother, com Glenn Close a surpreender pela positiva.

No entanto, a grande surpresa da temporada reside na “reciclagem” de algumas personagens de Trollhunters para a trama principal. Desta feita, tivemos papéis mais importantes para Toby (Charlie Saxton) e AAARRRGGHH!!! (Fred Tatasciore), cada vez mais vendendo a ideia da interligação entre os mundos de Trollhunters e 3Below. 

3Below: Tales of Arcadia Series Finale

O PIOR:

Ainda que possua pontos a favor, 3Below não terminou da melhor forma possível.

A série teve direito a um desfecho tipicamente reservado para o final de uma série, mas este acabou por desiludir em termos de risco ou escala, algo que também ficou pautado durante uma boa porção da temporada. Também não ajuda quando o vilão de serviço não possui o mesmo carisma ou magnetismo que os vilões de Trollhunters, e mesmo os twists a ele reservados deixam um toque agridoce.

E apesar de o final ter dado um desfecho definitivo a uma boa porção de personagens da série, incluir um teaser à próxima série de Tales of Arcadia, Wizards, quando poderia ter sido reservado para um post-credit scene.

Mas no fim e ao cabo, como diria Varvatos Vex, 3Below teve direito a um final glorioso. E não é propriamente um “adeus” a personagens que aprendemos a adorar, mas sim um “até já”. Agora, resta esperar para ver o que Guillermo del Toro nos reserva com Wizards.

Até lá, podem reler o nosso Mini-Review anterior de 3Below aqui.

Estado da série: TERMINADA

0 76 100 1
76%
Average Rating

O final de 3Below: Tales of Arcadia pode estar longe de ser ideal, mas isso não implica necessariamente que a viagem não tenha sido agradável, e esta temporada certamente trouxe consigo algumas surpresas agradáveis.

  • 76%

Comments