Frame by Frame Legion TV

Legion – 3×03 – Chapter 22

Legion 3x03

PODE CONTER SPOILERS DE LEGION!!!

Considerando que esta é, para todos os efeitos e circunstâncias, a temporada final de Legion, seria de esperar que tivéssemos direito a algumas conclusões, nem que seja para expandir o passado de algumas personagens, como foi este caso.

Neste episódio, David (Dan Stevens) e Switch (Lauren Tsai) viajam para o passado, onde dão de caras com os pais de David: Gabrielle (Stephanie Corneliussen) e, claro está, Charles Xavier (Harry Lloyd)!

Legion 3x03

Nesta altura do campeonato, já sabemos o que precisamos de saber sobre a história de David: este era um bebé que acabou por ser possuído por Amahl Farouk (Navid Negahban), resultado de um confronto sem igual entre este e Charles. Também sabemos que, a essa custa, David acabou por ser adotado pelos Hallers. Portanto, não existe nenhum tipo de novidade no que toca ao seu eventual desfecho.

No entanto, existe algo de diferente neste episódio, e grande parte disso reside na história trágica de Gabrielle e Charles. Ao contrário do que estávamos à espera, estamos perante uma dupla danificada mentalmente: Gabrielle, uma sobrevivente do Holocausto que se afogou nos seus trauma; Charles, um jovem dotado de uma capacidade única, mas que se crê ser o único da sua espécie. Ou seja, estamos perante uma história única pelos seus intervenientes, ainda que possua alguns momentos um tanto ou quanto familiares (o facto de Charles ter conhecido Gabrielle num hospital psiquiátrico atira-nos logo para a forma como David conheceu Syd no primeiro capítulo).

Legion 3x03

Embora este episódio tenha-se focado nos esforços deste casal, desde o primeiro momento em que se conhecem até à eventual escolha difícil (tudo isto pautado por um sistema não-linear, o que assenta que nem uma luva no que toca a Legion), é Gabrielle que se torna o verdadeiro centro das atenções. Stephanie Corneliussen já tinha-nos mostrado aquela frieza gélida enquanto uma das personagens recorrentes de Mr. Robot, mas aqui mostra-nos um lado completamente diferente. Em vez de uma mulher ambiciosa, estamos perante uma mulher que tenta manter-se lúcida num mundo cada vez mais virado do avesso. É um gozo – mas também possui o seu lado mais trágico – este ser humano com um vazio profundo a tentar encontrar o amor e um significado para a vida através de um David recém-nascido, para depois se perder no meio de tantas ocorrências bizarras.

Legion sempre foi pautada pela sua componente audiovisual, dando um toque único mesmo nos episódios mais fracos. Este episódio pode não ter essa mesma componente de uma forma mais explícita, mas não deixa de mostrar algumas imagens assustadoras. Seja pela recorrência de algumas músicas – e de alguns hits do passado da série – ou de imagens criativas (especialmente no que toca às aparições de David ou de Farouk). São momentos esporádicos, mas que não deixam de ser eficazes.

Podem ler o Frame By Frame anterior de Legion aqui.

0 82 100 1
82%
Average Rating

Legion sacrificou a narrativa principal da temporada em prol de uma história de amor trágica entre os pais de David em todas as suas fases, e o resultado é bem melhor que o esperado.

  • 82%

Comments