Frame by Frame NOS4A2 TV

NOS4A2 – 1×06 – The Dark Tunnels

NOS4A2 1x06

PODE CONTER SPOILERS DE NOS4A2!!!

Até agora, NOS4A2 tem sido pautado na vida de Vic e da reviravolta que a vida da jovem sofre com a chegada de Charlie Manx. Este episódio oferece algo diferente, mas ao mesmo tempo mostra os seus claros avanços na narrativa principal.

Acaba de chegar a um hospital, Vic (Ashleigh Cummings) tenta fazer de tudo por tudo para poder sair dali e prosseguir com a sua vida pessoal. No entanto, um encontro casual com Jolene (Judith Roberts) dá motivação para Vic fazer frente a Charlie Manx (Zachary Quinto).

NOS4A2 1x06

A personagem de Jolene tinha-nos sido apresentada no terceiro episódio, The Gas Mask Man; nesse, a idosa foi-nos apresentada como uma Forte Criativa com um claro laço com Charlie Manx, ainda que esse mesmo passado estivesse envolto em mistério. O cold open deu-nos uma visão do passado – literalmente, decorrendo em plenos anos 50 – em que Jolene aparentava estar numa relação com um Charlie antes de se tornar na criatura pela qual está a deixar impressão na série. Embora tenha sido uma pequena amostra do homem que era antes, serve para contextualizar a transformação, desde um homem com alma e compaixão até se tornar numa criatura devoradora de almas.

Surpreendentemente, a maior fatia do episódio foi dedicada ao encontro entre Vic e Jolene, e trouxe consigo alguns resultados deveras surpreendentes. Não só nos permitiu uma visão de uma Jolene mais vivaça, apesar do claro estado avançado da idade, mas também estabeleceu novos limites para a mitologia que NOS4A2 está a tentar demonstrar. A mitologia em redor dos Fortes Criativos e das suas capacidades de dar vida às suas imaginações tem muito “pano para mangas”, e este episódio não perdeu tempo em mostrar alguns conceitos inovadores.

NOS4A2 1x06

Uma das melhores cenas do episódio reside na capacidade especial de Jolene, que assume a forma de se transformar numa fantasma e interagir com alguns objetos do quotidiano. E que melhor forma de colocar essa capacidade em ação do que atormentar o bicho-papão da série? E é aqui que entra a vertente de terror de NOS4A2 em ação relativamente a Charlie Manx. A série tem feito um trabalho estupendo em colocar Zachary Quinto através de várias versões do personagem, seja numa forma mais jovem e, convenhamos, mais sedutor, ou numa forma forma mais idosa e desconcertante. No entanto, este é o primeiro episódio em que essa transformação é feita na íntegra, passando de formas de uma forma acelerada e claramente desconcertante. Sabe-se que, nesta altura, Charlie está longe de se redimir como uma personagem, mas após esta cena, é complicado não sentirmos pena do personagem.

No entanto, o episódio não só bebeu de Vic e Jolene. Também mostrou as várias consequências que o conflito com Charlie Manx traz para as pessoas que se atrevem a fazer-lhe frente. Como se não bastasse vermos as consequências trágicas para Jolene, também regressámos a Maggie (Jahkara Smith), que começa a ter as suas dúvidas sobre a sua cruzada. Pode ter sido fruto de um desenvolvimento um tanto ou quanto repentino, mas é impossível não compreendermos a lógica por detrás das suas escolhas. No fim e ao cabo, serve para elucidar que estaremos perante um confronto direto entre Vic e Charlie Manx no decorrer da temporada. Isto pode ser alterado ou manter-se na mesma rota, mas as coisas não são as mesmas como as que testemunhámos semanas atrás.

Podem ler o Frame By Frame anterior de NOS4A2 aqui.

0 76 100 1
76%
Average Rating

Este episódio de NOS4A2 ajuda a expandir a mitologia em redor dos Forte Criativos, mas também ajuda a expandir o arco da protagonista e contextualizar o passado e ações do vilão de serviço.

  • 76%

Comments