Frame by Frame Stranger Things TV

Stranger Things – 3×05 – Chapter Five: The Flayed

Stranger Things 3x05

CONTÉM SPOILERS DE STRANGER THINGS!

Como já era de prever, Stranger Things está a melhorar a um bom ritmo. Enquanto Joyce e Hopper encontram uma das bases russas, na principal, Dustin, Steve, Robin e Erica descobrem o que estes russos andam a preparar em segredo. Eleven, Mike e restante companhia descobrem o que aconteceu a Heather e desenvolvem um plano para descobrir a sede do Mind Flayer.

Stranger Things 3x05

As referências icónicas a clássicos dos anos 80 continuam a palpitar na tela de Stranger Things. Um russo de poucas palavras e atitude mecanizada, totalmente badass? The Terminator, inquestionavelmente. A verdade é que a série continua a tirar proveito disto, juntando bastantes homenagens a clássicos de horror como The Crazies ou os filmes de zombies de George A. Romero. Esta quantidade de mensagens subliminares ajuda Stranger Things a permanecer rica e em constante ebulição.

Após descobrirem a base russa numa casa abandonada, Joyce e Hopper raptam um dos cientistas e procuram arranjar um intérprete para o feito. Enquanto isto, Nancy e Jonathan voltam a reunir-se depois do abrupto afastamento, ao passo que Mike e Eleven estão ainda em clima de reconciliação. A dinâmica das personagens está a florescer novamente, ainda que sejam os momentos arrepiantes que roubam toda a atenção.

Stranger Things 3x05

Por mais incrível que pareça, ao longo do episódio, a cumplicidade das personagens acaba por passar para segundo plano e a narrativa começa a mostrar sinais de querer “rebentar”. O puzzle começa a construir-se novamente e, a partir de agora, já não há tempo para enredos secundários. As peças estão em jogo. Natalia Dyer e Charlie Heaton recebem aqui as melhores cenas até agora, ao passo que se torna irresistível a amizade crescente entre Steve e Robin, Dustin e Erica.

A ação está a tornar-se perigosa, com o Mind Flayer (digamos… o Controlador de Mentes) a ganhar forças, com os seus minions a aterrorizar Hawkins. A verdade é que este episódio, por muito que ainda não tenha sido totalmente extraordinário, deixa-nos num cliffhanger que promete desenvolver-se numa grande sequência de ação que tanto precisávamos. Resta saber se os Duffer Brothers pretendem, finalmente, terminar com toda esta insistência no Upside Down e se procuram, em futuras temporadas, expandir o universo de Stranger Things. Seria um passo acertado, para não caírem constantemente em repetições.

Stranger Things 3x05
STRANGER THINGS

Ainda assim, The Flayed é uma boa homenagem ao cinema de horror dos anos 70 e 80, com umas nuances de um Exterminador Implacável de nacionalidade russa e que, de certa forma, recupera toda a nostalgia. Vamos aguardar pelo próximo que, espero eu, seja recheado de ação e de mais cultura popular.

Leiam o nosso Frame by Frame anterior de Stranger Things aqui.

0 80 100 1

80%
Average Rating

Stranger Things continua a melhorar, ainda que a sua fórmula comece a tornar-se repetitiva. Apesar disto, não perde o seu carisma e as referências aos clássicos de ação e horror dos anos 70 e 80 continuam a enriquecê-la.

  • 80%

Comments