Frame by Frame Stranger Things TV

Stranger Things – 3×04 – Chapter Four: The Sauna Test

Stranger Things 3x04

CONTÉM SPOILERS DE STRANGER THINGS!

Pois bem, as coisas melhoraram e de que forma! Agora que os mais jovens desconfiam que Billy é um hospedeiro do seu velho arqui-inimigo, engendram um plano para o capturar que, por sua vez, tem consequências catastróficas. Dustin, Steve e Robin recrutam um novo membro para o bando de forma a conseguirem alcançar a base russa no shopping Starcourt. Nancy e Jonathan regressam a casa da senhora Driscoll apenas para encontrar algo que os deixa perturbados. Joyce e Hopper confrontam o Mayor Larry Kline e descobrem uma verdade escondida.

Stranger Things 3x04
Stranger Things

The Sauna Test é provavelmente o melhor episódio até agora, onde começamos a ver de que forma as peças da temporada se começam a unir. O envolvimento dos nossos pequenotes com a ameaça que tanto os marcou começa a dar frutos e Millie Bobby Brown surpreende bastante. Continuo, em tom pessoal, a achar brilhante a prestação de Dacre Montgomery e foi uma boa maneira de permanecer com a sua personagem, ao torná-lo o mensageiro deste monstro a que chamam “Mind Flayer”. O culminar dos minutos finais propicia um novo rumo para a história, com todos cientes da ameaça que enfrentam.

Apesar de tudo isto, não deixo de sentir uma certa apatia relativamente ao enredo de Hopper e Joyce. Apesar de serem personagens fulcrais, sente-se que estão um pouco deslocados em termos, não só performativos, como de relevância para a narrativa principal. O grande foco de Stranger Things foi colocar os mais pequenos no centro da história, utilizando a sua doçura e ingenuidade para tornar a parte de horror ainda mais intensa. Crianças em perigo? Sempre mais assustador do que pessoas adultas. E foi sempre por este fator que Stranger Things conseguiu estabelecer o seu mote inicialmente.

Stranger Things 3x04

Não quero dizer que Hopper e Joyce sejam totalmente descartáveis e David Harbour é bastante divertido, mas dar-lhes um enredo mais envolvente na história e retirar esses preciosos momentos de todos os restantes acaba por tirar um pouco do ritmo que era necessário. No entanto, é também de salientar que, apesar de todos os elementos que nos fizeram gostar da série estarem lá, começa a sentir-se uma certa repetição no desenrolar dos eventos.

Outro aspeto muito positivo deste episódio foi Priah Ferguson, uma excelente adição, capaz de arrancar alguns dos sorrisos mais puros com a sua atitude irreverente e presença graciosa. A cumplicidade entre Dustin e Steve também proporciona momentos de verdadeiro prazer, com um bromance invulgar mas bastante bem-vindo.

Portanto, Stranger Things está oficialmente a tornar-se cada vez mais cativante, ainda que precise de se focar mais nos seus protagonistas mais jovens e dar menos atenção aos adultos que, por muito que gostemos deles, são o menor desta narrativa.

Stranger Things 3x04

Leiam o nosso Frame by Frame anterior de Stranger Things aqui.

0 84 100 1
84%
Average Rating

Stranger Things está oficialmente a entrar numa etapa crucial, com ação cativante e prestações bastante competentes de Millie Bobby Brown e Dacre Montgomery. Apesar de estar a correr bem, Winona Ryder e David Harbour estão ainda um pouco à deriva na história.

  • 84%

Comments