Fear The Walking Dead Frame by Frame TV

Fear The Walking Dead – 5×05 – The End of Everything

The End of Everything

The End Of Everything, pode ser visto pelo espectador mais incauto como algo que apenas existe para fazer (mais uma) ligação entre Fear The Walking Dead e os prometidos filmes com Rick Grimes. Mas na verdade este episódio mostra-nos uma narrativa mais complexa que envolve dois estranhos e o constante balançar de poder entre esses personagens. É um episódio sólido que coloca os personagens perante decisões difíceis e importantes na sua luta pela sobrevivência. Algo que é a base e o elementar segredo para o sucesso de uma narrativa pós-apocalíptica.

Primeiro ponto bónus: é ótimo ver Maggie Grace de volta ao ecrã, três episódios depois. Althea foi um dos destaques da temporada anterior e estava agora na retaguarda dos destaques do elenco. A mais valia do personagem é a sua constante procura por novas histórias e o examinar daquilo em que a sociedade se tornou, tentando sempre ligar as pessoas, os eventos e as suas motivações. A sua missão é documentar a queda e a possível ascensão da civilização, algo que acaba sempre por ser questionado por quem a rodeia.

É exatamente isso que faz Isabelle (Sydney Lemmon), a misteriosa pessoa por baixo do capacete negro. Ás vezes dura, outras vezes vulnerável, Isabelle tem como objectivo levar a bom termo a missão da sua organização: proteger o futuro.

The End of Everything

Portanto, de um lado temos Althea a documentar o presente, recordando o passado, e do outro temos o grupo de Isabelle a procurar assegurar o futuro. Não pode o trabalho de ambas complementar-se? Porque haveriam de ser inimigas? É isto que elas acabam por perceber a caminho do término do episódio.

Até lá, The End Of Everything, é um pouco mais do que mais do mesmo no que toca aos walkers. Temos algumas novidades, nomeadamente um walker alpinista. Fear The Walking Dead tem tentado manter as coisas sempre vivas e novas neste campo. Relembro que já nesta temporada introduziu walkers radioactivos, algo completamente novo, principalmente se pensarmos que em The Walking Dead os walkers são tão facilmente despachados como inofensivas formigas que calcamos quase sem querer.

Inclusivamente, é nessa interação das personagens com o walker alpinista que o episódio tem o se ponto de viragem, quando Isabelle e Althea acabam por ter de trabalhar em equipa e a confiar uma na outra para ultrapassar uma dificuldade. No fundo, o que as foi mantendo vivas ao longo do episódio é a necessidade que cada uma tinha de obter algo que a outra possuía. Althea quer informação sobre Isabelle e o seu grupo; Isabelle quer a gravação que Althea fez que pode comprometer a segurança do seu grupo.

Toda esta tensão acaba por culminar em momentos de partilha à volta da fogueira durante a noite que aproximam bastante as personagens, ao ponto da série jogar a cartada do romance, algo que faz muito raramente, mas quando o faz, faz bem, como ficou comprovado já na forma como June (Jenna Elfman) e John Dorie (Garret Dillahunt) se envolveram inicialmente.

No fim, acabam por se separar. Algo necessário para os desígnios de cada uma delas e para as suas missões individuais. Provavelmente voltaremos a vê-las juntas antes do final da temporada.

0 74 100 1
74%
Average Rating

Fear The Walking Dead - 5x05 - The End of Everything

  • 74%
0 74 100 1
74%
Average Rating

Fear The Walking Dead - 5x05 - The End of Everything

  • 74%

Comments