Cinema Críticas

Crítica: Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorcese (2019)

Produzir qualquer coisa audiovisual sobre o genial e excêntrico Bob Dylan so poderia ser feito por alguém tão experiente quanto  Martin Scorsese que já tinha inclusive dirigido um documentário sobre o cantor, mas dessa vez a produção que vem com ares de documentário e adicionada de ficção também.

O longa acompanha a turnê que dá título a obra, aonde Bob tocou em cidades menores e para públicos que normalmente não teriam condições de ir a seus shows grandiosos, para tentar resgatar o espírito de quando tocava para pequenas plateias. Dylan chamou para tocar com ele outros grandes nomes do folk da época. Com imagens restauradas das performances daquela época o filme é um delírio para os fãs no cantor, mas há aí uma “pegadinha” de Scorsese, pois as filmagens de bastidores da turnê eram na verdade de um longa chamado Renaldo and Clara que foi dirigido pelo próprio Dylan, fora que vários depoimentos inclusive alguns do próprio cantor são encenados, mas isso só contribui para a genialidade desse longa.

A ideia de Martin Scorsese de mostrar a turnê, com toques de ficção deixa a mesma com ar mais fantástico, assim como o próprio Dylan. Com mais de duas horas o longa explora vários detalhes dessa turnê (como a pintura facial de Dylan) bem como seus significados (sejam eles verdadeiros ou não) de forma bem artística, deixando o expectador envolto neles, principalmente os fãs do musico retratado,  para os quais esse filme é mais indicado uma vez que o público mais comum talvez não veja as nuances desse projeto, e não entenda sua complexidade.

Rolling Thunder Revue, é inteligente e confuso assim como seu protagonista, e sendo criado como uma homenagem e um retrato do mesmo é natural que assim o seja. É uma obra que apesar provavelmente não ser apreciada pelo grande público (e nem ser feita para tal) precisa ser reconhecida por sua genialidade e beleza artística.

Titulo Original: Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorcese

Titulo: Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorcese

Direção: Martin Scorsese

Elenco:  Bob DylanAllen GinsbergPatti Smith

Duração: 2h 22min

Comments