Frame by Frame iZombie TV

iZombie – 5×09 – The Fresh Princess

iZombie 5x09

PODE CONTER SPOILERS DE iZOMBIE!!!

Quem é que não gosta de referências ao passado? Hoje em dia, é praticamente impossível não nos deliciarmos com as várias referências à cultura pop através de menções de eventos, situações ou mesmo citações. O episódio desta semana de iZombie aventura-se por referências aos anos 90, mas os resultados acabam por sair pela culatra.

Neste episódio, Liv (Rose McIver) e Clive (Malcolm Goodwin) investigam a morte de Laurie-Beth Spano, uma ex-concorrente a um concurso de Miss Future Seattle que esteve em coma desde o final dos anos 90. Com Velma Charlet (Jordan Claire Robbins), a principal suspeita, a clamar pela sua inocência, Liv consome o cérebro da falecida em busca de respostas. Ao mesmo tempo, Ravi (Rahul Kohli) e Peyton (Aly Michalka) procuram por pistas sobre o Utopium desaparecido; e Major (Robert Buckley) prossegue com as buscas por Sloane Mills (Laura Bilgeri).

iZombie 5x09

Existem mais do que várias maneiras de incluir referências à cultura pop de forma quase natural. No entanto, iZombie é um péssimo exemplo de como incluir essas mesmas referências de forma orgânica. Como se não bastasse ver Liv a adotar a postura – e personalidade – de uma rapariga singela e com uma personalidade pouco desenvolvida, esta faz uso do jargão típico dos anos 90 como se fossem algo natural, quando na verdade só se revela como irritante, na melhor das hipóteses. Mesmo o caso em si, embora não seja de todo um aborrecimento de acompanhar, simplesmente não traz algo de inédito para nos mostrar.

Mas onde o caso e personalidade falham, o episódio mais do que compensa pela inclusão do drama familiar no caso particular de Liv. Como se não bastasse a dinâmica com o seu recém-aparecido pai, o episódio torna a incluir a presença da sua mãe, que lhe pede um favor. Não é exatamente um momento perfeitamente executado (mesmo dentro das regras da série), mas não deixa de abrir algumas portas sobre possíveis desenvolvimentos num futuro próximo (ou, num caso mais realista, dentro de mais 4 episódios até ao final permanente da série).

iZombie 5x09

Felizmente, a narrativa centrada em Ravi e Peyton em busca do Utopium também se revelou surpreendente. Não pela própria caça aos gambuzinos [que incluem visitas a personagens como Don E (Bryce Hodgson) ou Blaine (David Anders) e uma pseudo-revelação) mas sim pela oportunidade rara de vermos uma cooperação entre os dois pinga-amores. Deu espaço para algum divertimento, mas também para uma boa porção de desenvolvimento de ambos os personagens.

Infelizmente, a narrativa de Major acabou por se revelar como o elo mais fraco, uma vez que o líder da Filmore-Grave esteve numa busca incessante por Sloane Mills, uma personagem que simplesmente não possui qualquer tipo de interesse na série. Não só isso, mas o desfecho da narrativa – e do episódio em si – acabam por atirar iZombie para um possível evento que já estava programado há algum tempo.

Podem ler o Frame By Frame anterior de iZombie aqui

0 60 100 1
60%
Average Rating

iZombie volta a entregar um episódio que, apesar das suas boas intenções, deixa bastante a desejar.

  • 60%

Comments