Mini-Reviews TV TV

Years and Years – Series Finale – 1ª Temporada

Years and Years

PODE CONTER SPOILERS DE YEARS AND YEARS 

Years and Years é uma série dramática da BBC One difícil de definir. Inicialmente até demasiado confusa. Passa-se como o próprio nome indica ao longo de quinze anos e vemos o passar dos anos pelos olhos de uma família Britânica.

Ao contrário do que eu estava à espera e acreditava ser, o foco central da série não é Emma Thompson e uma carreira política. O plot principal desenrola-se centrado numa família e na sua dinâmica. Seguindo a vida de quatro irmãos Ingleses assistimos às inúmeras alterações políticas, ambientais, sociais e emocionais que ocorrem com o decorrer dos anos.

O MELHOR

O tanto que mexe connosco. Parece algo estranho, ser o melhor da série, mas sem sombra de dúvidas o facto de nos imprimir emoções reais em dados momentos só mostra o grande potencial de Years and Years.

A velocidade a que as mudanças associadas à evolução acontecem é tantas vezes avassaladora. Os anos passam as alterações são imensas, tanto com fatores internos como externos a nós próprios. A política, as alterações climáticas, a evolução tecnológica tudo é abordado nos agitados quinze anos em que se passam na série.  Existem alterações atuais que sentimos que terão consequência prolongadas. Years and Years mostra isso mesmo o tanto que pequenas decisões impactam no presente e podem ter efeitos positivos ou negativos no futuro.

Years and Years

O elenco está soberbo, os quatro irmãos, os mais jovens, os mais veteranos, todos estiveram excecionais. É como se reconhecemos as pessoas retratadas, como se fossem nossos vizinhos ou até familiares. Esse foi o maior acerto, algo a que Russell T. Davies já nos habitou, criar personagens reais, palpáveis. Acrescentando a isso a história que move toda a série. É como se ele conseguisse combinar o fantástico, a ficção científica, e o dia-a-dia real de cada um, e ainda assim fazer sentido.

Se virem com atenção existe uma pequena sátira tão original a nível político, e aí sim entra a genialidade de Emma Thompson. Não é um tema fácil de lidar, mas Years and Years consegue tocar neste assunto e juntar-lhe, o famoso humor inglês, uma inteligente abordagem e criar algo extraordinário.

O PIOR

Apesar de mexer com as pessoas, o script por vezes torna-se demasiado demagogo com o próprio pessimismo. Talvez esse fosse mesmo o objetivo, mas deixem a sonhadora que ainda há em mim acreditar que existem coisas muito positivas para vir no futuro.

Estado da Mini-série: TERMINADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

  0 84 100 1

84%
Average Rating

Years and Years não é uma série dramática fácil de definir, mas consegue ser uma ótima surpresa, mexe com as nossas emoções e toca em temas atuais de forma muito inteligente. E o elenco está fenomenal.

  • 84%

Comments