Comunicados de Imprensa Eventos

Past Perfect, de Jorge Jácome, premiado no Festival de Curtas de Hamburgo

past perfect

Past Perfect, de Jorge Jácome, cuja estreia mundial aconteceu em Fevereiro passado no Festival de Berlim (na competição Berlinale Shorts), é o grande vencedor do Festival de Curtas Metragens de Hamburgo que decorre na Alemanha de 4 a 10 de Junho. Depois de no ano passado o seu filme Flores ter vencido o Grande Prémio e o Prémio do Público, o realizador faz o feito inédito de bisar uma vitória no mesmo festival. Este prémio assume ainda mais importância no ano em que a nova directora do festival, Maike Mia Hoehne (que dirigia anteriormente a competição de curtas metragens do Festival de Berlim) trouxe uma nova visão ao festival (que tem o patrocínio do canal ARTE), e quer assumir o papel cada vez mais importante deste festival, no universo da curta metragem.

O júri do 35º Kurzfilm Festival Hamburg é composto por Pela del Álamo, (realizador e director do festival Curtocircuito), Peter Van Hoof (programador do festival de Roterdão), Ana David (programadora do festival IndieLisboa), Jennifer Reeder (realizadora) e Pawel Wieszczecinski (distribuidor da Kinoscope).

Depois de ter sido o primeiro filme português a vencer a Competição Internacional do IndieLisboa, em meados de Maio, Past Perfect continua um percurso glorioso, sendo que já conta com treze selecções até ao momento e três prémios relevantes. O filme, baseado num texto para teatro de Pedro Penim, cujas palavras servem de mote à sinopse de um filme que faz um percurso da melancolia – “Muitas cidades ou países apresentam uma malaise distinta. São lugares que podiam ser Portugal, de tão afundados numa dolorosa Saudade do passado, e onde cada tensão do presente é apenas a ponta de um iceberg que se explica em recuos sucessivos que podem ir até à origem das espécies, pelo menos. Esta nostalgia é muitas vezes apresentada como um diagnóstico, uma negação de um presente doloroso em oposição ao desejo de regressar a um passado glorioso.”

O filme é representado pela Portugal Film – Agência Internacional de Cinema Português.

Experimental, Ficção, Documentário
2019, Portugal, 23’

Realização e argumento: Jorge Jácome
Argumento: Jorge Jácome​ (a partir da peça “Antes” de Pedro Penim)
Direcção de Fotografia: Jorge Jácome e Marta Simões
Som: Shugo Tekina
Mistura de Som: António Porém Pires
Montagem: Jorge Jácome
Música: Shugo Tekina, Rui Lima, Sérgio Martins, Chopin
Artwork: Wasted Rita
Produção: Jorge Jácome

Trailer – Past Perfect

Past Perfect [Trailer] from PortugalFilm on Vimeo.

Comments