Big Little Lies Frame by Frame TV

Big Little Lies – 2×01 – What Have They Done?

Big Little Lies 2x01

CONTÉM SPOILERS DE BIG LITTLE LIES!

As Monterey Five estão de volta e, por muito boa (ou não) notícia que isso fosse para os milhões de fãs que a suposta minissérie angariou, a verdade é que a surpresa foi ainda maior quando se soube que Meryl Streep seria adicionada ao elenco.

Envolta em mistério, a nova temporada de Big Little Lies dá continuidade aos eventos que ocorreram no último verão em Monterey, com o suposto acidente que envolveu a morte de Perry Wright, o marido violento de Celeste (personagem de Nicole Kidman). Os segredos e as mentiras continuam, mas as cinco mulheres têm-se mantido unidas, até que Bonnie (Zoë Kravitz) começa a mostrar sinais de que não está a lidar bem com o sucedido e este afastamento pode ser perigoso para todas. Enquanto isso, vemos Celeste a ter pesadelos constantes da sua relação abusiva e, para piorar a situação, a mãe de Perry, Mary Louise, está ainda num luto forte e determinada a descobrir o que se passou com o filho.

Big Little Lies 2x01

Apesar de não ter sido um início com desenvolvimentos profundos, a verdade é que Big Little Lies continua a apostar nos seus pontos fortes: a exploração dramática das personagens e na forma como os traumas as afetam no dia a dia. As diferentes personalidades e o background que as une torna-as cada vez mais cativantes, auxiliadas por uma banda sonora magnífica e que embeleza as sequências de filmagem de Andrea Arnold. A realizadora segue as pisadas de Jean-Marc Vallée, respeitando o seu estilo e trazendo uma doçura particular às imagens.

As prestações continuam em alta também, mesmo que o episódio tenha sido um pouco pobre em ritmo. Reese Witherspoon, Nicole Kidman, Shailene Woodley, Laura Dern e Zoë Kravitz mantêm-se fiéis aos seus registos e a inclusão de Meryl Streep desperta uma certa ansiedade em torno da verdade que está, ainda, camuflada. Os diálogos são extremamente cativantes, ainda que, quando se focam nas personagens masculinas, percam uma certa garra. A sua fraca contextualização quebra um pouco a dinâmica do episódio, cujo objetivo principal é revelar as fragilidades e consequências que este evento despoletou nas protagonistas. Torná-los ornamentais enfraquece o meio em que a série se insere agora.

Big Little Lies 2x01

Ainda assim não deixa de ser um regresso surpreendente e que continua a mostrar uma forte ligação com a temporada anterior. Ainda que demasiado curto, este episódio promete entregar uma união feminina invejável, com prestações grandiosas por parte destas grandes senhoras do cinema e da televisão e adicionar grandes temas à nossa já vasta lista musical do Spotify. Com uma realização simples e sincera, que respeita e segue as pisadas dos capítulos anteriores, Big Little Lies ainda tem alguns truques na manga para entregar e não podíamos estar mais satisfeitos com o resultado deste primeiro episódio.

Mas é necessário refletirmos sobre esta constante renovação de registos de televisão que não foram planeados para ter mais temporadas. Não descredibilizo a possibilidade de haver ainda alguma criatividade em seguir com histórias que aparentemente ainda têm muito para revelar e, por mais incrível que pareça, Big Little Lies parece ser um desses casos; no entanto, é um risco demasiado grande a longo prazo. Tanto pode correr bem como se podem perder e a qualidade está numa posição frágil e comprometedora.

Big Little Lies 2x01

Sou apologista de que a primeira temporada foi conclusiva na mensagem que pretendia ilustrar. Foi direta e provocadora à sua maneira e definiu-se bem nos sete episódios. Prolongar mais algo que se tornou conclusivo é uma missão perigosa, especialmente quando as componentes de indústria, entretenimento e arte estiveram de mãos dadas em todo o percurso. Mas, para já, damos o benefício da dúvida porque Big Little Lies prova que ainda consegue respeitar a sua essência e ainda poderá haver muito desenvolvimento interessante.

Leiam a nossa Mini-Review anterior de Big Little Lies aqui.

0 75 100 1

75%
Average Rating

Apesar de alguns defeitos, o regresso de Big Little Lies assume-se como surpreendente, respeitando o legado e continuando a apostar nas suas personagens femininas extraordinárias e complexas.

  • 75%

Comments