Frame by Frame iZombie TV

iZombie – 5×06 – The Scratchmaker

PODE CONTER SPOILERS DE iZOMBIE!!!

Depois de imensos episódios a seguirem a mesma fórmula familiar à risca, já se torna num evento especial quando iZombie rompe com as normas. E foi exatamente isso que tivemos no mais recente episódio desta temporada final, The Scratchmaker, que conta com Malcolm Goodwin – que interpreta Clive Babineaux na série – na cadeira de realizador.

Após o lançamento do artigo que revela todos os seus podres, Blaine (David Anders) tenta reter as suas reservas de poder que ainda tem à sua disposição, ao mesmo tempo que algumas figuras-chave (e regressos surpreendentes) fazem as suas jogadas de poder. Ao mesmo tempo, Liv (Rose McIver) e Ravi (Rahul Kohli) tentam resolver o mistério da morte de Carol Barbera (Miriam Smith), uma matchmaker.

iZombie 5x06

Nesta altura do campeonato, iZombie já nos habituou a um sistema já familiar que não apresenta muitas surpresas pelo caminho. No entanto, The Scratchmaker teve a audácia de mudar a sua abordagem. Como, perguntam vocês? A resposta é bastante simples: colocar Blaine no centro das atenções e deixar um caso desinteressante em segundo plano.

E é uma tática que se revela vencedora. O episódio anterior deu-nos um vislumbre das potenciais consequências sobre a verdade de Blaine tornar-se parte do conhecimento do público. Mas aqui, temos um vislumbre com maior detalhe: Blaine na prisão, o seu negócio a passar pela pior fase até à data e com o fornecimento de cérebros em risco. É tudo um conjunto de eventos que colocam o vilão carismático numa posição mais desfavorável que o habitual, mas não menos intenso. David Anders tem conseguido provar até agora que consegue ser o melhor antagonista que a série apresentou até agora (e muito se deve ao seu carisma magnético), mas aqui mostra aquele seu lado mais negro, relembrando-nos que, além de ter uma presença magnética, este é um zombie que não devemos subestimar em qualquer circunstância. Isso e o seu instinto de sobrevivência, encontrando-se a preparar o seu próximo passo para reobter o seu poder perdido.

iZombie 5x06

Enquanto temos um vácuo neste poder, Major (Robert Buckley)faz tudo por tudo para tentar manter a paz em Seattle, inclusive encontrar um novo fornecedor de cérebros para a população. É aqui que entram as jogadas de poder, que incluem um regresso surpreendente [e a sua relação também ela inesperada com a jornalista Al Bronson (Gage Golightly)], que se assume como o verdadeiro arquiteto da desgraça de Blaine nesta temporada. Este era também ele uma presença magnética durante a porção inicial de iZombie, e cheira que este ainda terá algumas coisas para contar e executar.

O que nos deixa com Liv e Ravi que se resignaram a solucionar o caso da semana. No entanto, de todos os elementos do episódio, este é o que se revelou mais desinteressante. Não só o próprio caso joga com os velhos estereótipos relacionados com os matchmakers românticos, mas também sofre desenvolvimentos repentinos que nos deixam a coçar a cabeça com perguntas relacionadas com o desenvolvimento do mesmo. Valendo o que vale, pelo menos tivemos direito a uma rara cena de Liv a ter os seus trademark flashes.

Fora o caso, este episódio de iZombie consegue romper com as normas já estabelecidas e volta a cimentar Blaine como um vilão a ter em conta e não subestimar nem por um segundo. Nunca se sabe quando este poderá reerguer-se das cinzas com um novo MacGuffin para tomar Seattle de repente.

Podem ler o Frame By Frame anterior de iZombie aqui.

0 74 100 1
74%
Average Rating

iZombie rompe com a sua fórmula familiar para nos apresentar uma história de jogos de poder e do que cada um será capaz para se manter nesse estatuto, algo que parece encapsular a essência de Blaine DeBeers.

  • 74%

Comments