Mini-Reviews TV TV

When They See Us – Series Finale – 1ª Temporada

When They See Us Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE WHEN THEY SEE US!

É difícil colocar em palavras a experiência emocional que é When They See Us. É um conto de horror, injustiça, sofrimento, mágoa e dor. Um que Ava DuVernay, conhecida pelo adorável Selma e pela doce Queen Sugar, nos traz envolto num sentimento profundo, pintado numa sinestesia de cores variadas e com uma marca d’água que torna ainda mais ternurentos os momentos que vamos vendo.

Esta é a história dos Central Park Five. Cinco rapazes que são injustamente condenados pela violação e agressão de uma jovem jogger no parque mais famoso do mundo. Foram condenados de 4 a 14 anos de prisão e, à medida que foram crescendo atrás das grades, as feridas psicológicas foram abrindo tornando difícil a sua readaptação ao mundo fora delas. When They See Us é a ilustração ficcional desta história real e uma que está, para sempre, marcada como uma das melhores produções televisivas da minha vida.

When They See Us Series Finale

Ainda estou emocional e terminei-a há poucos minutos. Não vou dividir esta Mini-Review em “O Melhor” e “O Pior” porque é uma experiência única e merece ser avaliada precisamente pelo impacto profundo que causa no espectador. Todos os elementos atingiram o auge e DuVernay utilizou a sua voz lutadora para trazer um dos melhores registos da sua carreira.

Para o espectador nunca se sentir fatigado pela história, DuVernay centra a narrativa nos seus carismáticos atores, sejam eles os pequenos Asante Blackk, Caleel Harris, Ethan Herisse, Marquis Rodriguez, ou as suas versões adultas juntamente com um maravilhoso e arrepiante Jharrel Jerome (que pudemos ver no recente Moonlight). São eles o veículo perfeito para vivermos de perto tudo aquilo que estes rapazes (agora homens adultos) sofreram. Desde o nervosismo intenso dos interrogatórios da polícia, passando por toda a dor familiar, todas as mentiras governamentais, até à dura realidade das prisões.

When They See Us Series Finale

When They See Us é incrivelmente talentosa em puxar-nos diretamente para o âmago da sua história e transportar-nos para as vidas dos seus protagonistas. Sentimos a sua dor, a sua tristeza, o seu desespero. É uma viagem que, ao contrário de todas as outras, reflete a necessidade de se continuar a lutar contra as injustiças.

Este conto real é uma mensagem forte de que as organizações governamentais americanas e as forças policiais precisam de evoluir. Os Central Park Five são o rosto de que os crimes com base no preconceito e racismo existem e abrem portas para a criação de estereótipos sociais que, por esta altura, já não deveriam existir.

Mas a verdade é que When They See Us é mais do que um retrato de uma história verídica. É também mais do que um grito a apelar à justiça. É uma obra artística inigualável e que se “metastatiza” na nossa alma, provocando uma reação poderosa e profunda no público que a acompanha. A violência é instável, constantemente quebrada por pequenos momentos de esperança ou de acalento, mas irrompe inesperadamente deixando-nos num estado de nervosismo capaz de nos tirar o fôlego. É com esta força instável de sentimentos que provoca em nós, que When They See Us brilha. Não porque é apenas uma série de televisão normal, mas sim porque é impiedosa em brincar com as próprias emoções do seu público.

When They See Us Series Finale

Nada escapa a DuVernay. A banda sonora é adequada e balança entre músicas interventivas, com melodias suaves, até utilizar o violino para os momentos mais dolorosos dos episódios. A câmara é hábil em criar a tensão necessária e em “aprisionar-nos” aos rostos dos intervenientes da ação. Mas, para além de todas estas façanhas técnicas impressionantes, são mesmo os atores que, no fim, salvaguardam When They See Us como uma pérola imprescindível da história americana.

As duras prestações do elenco tornam-se o íman perfeito para nunca nos sentirmos aborrecidos ou saturados de acompanharmos as suas vidas. São performances difíceis e exigentes e cravam-se facilmente na nossa mente. E, por isto, sem nada de pejorativo a mencionar, resta-me só aconselhar a todos os que lerem este humilde texto a darem uma oportunidade àquela que, para mim, irá ficar sempre marcada como uma das melhores experiências televisivas que tive até aos dias de hoje.

When They See Us Series Finale

Estado da Série: TERMINADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 100 100 1

100%
Average Rating

When They See Us é uma das experiências mais poderosas de televisão dos últimos anos e uma que Ava DuVernay tratar com uma dedicação infalível. Um conto duro, repleto de momentos desconcertantes e liderado por um elenco formidável.

  • 100%

Comments