Frame by Frame The 100 TV

The 100 – 6×04 – The Face Behind the Glass

The 100 6x04

CONTÉM SPOILERS DE THE 100!

Estamos de volta a Sanctum e, enquanto Clarke se tenta adaptar aos costumes deste novo povo que a acolheu, já Raven está relutante em perdoá-la por erros passados. Octavia e Dyoza enfrentam os captores de Rose, pertencentes à estranha rebelião dos Children of Gabriel. Jordan descobre uma realidade aterradora dos Primes.

Depois de mencionar que The 100 necessitava de um pouco mais de duração, eis que este episódio continua a reforçar essa necessidade. Apesar da narrativa ser extremamente cativante, a ação é demasiado apressada e, por vezes, perde um pouco de impacto.

The 100 6x04

Fazendo uma abordagem simplista deste episódio, as verdades sobre os Primes e as suas intenções (que até agora estavam camufladas entre simpatia e hospitalidade) são reveladas. É importante refletir em como The 100 continua a desenvolver a sua história sem a empatar com enredos secundários desinteressantes. As personagens são posicionadas de forma inteligente e as que se tornaram adornais são “empurradas” para outros episódios onde possam ser mais úteis. Uma manobra que vai a mantendo fresca sem cansar.

Como consequência deste avanço, é normal que alguns recuos se deem. É o caso do desenvolvimento de personagens principais que parece não sair do mesmo lugar, especialmente com Octavia, Bellamy ou até mesmo Raven. Claro que lhes é dado um destaque próprio e que abre portas para potenciais desenvolvimentos interessantes, mas começa a ser necessário uma mudança gradual de atitude para fazê-las crescer em termos narrativos. Uma das que tem crescido mais é Dyoza (uma Ivana Milicevic cada vez mais durona), que se tem mostrado uma excelente adição à trupe de heróis, depois de um longo desenvolvimento na temporada anterior.

The 100 6x04
The 100 — “The Face Behind the Glass” — Image Number: HU604C_0065b.jpg — Pictured (L-R): Eliza Taylor as Clarke and Carlo Marks as Cillian — Photo: Diyah Pera/The CW — © 2019 The CW Network, LLC. All rights reserved.

Mas é precisamente em expor as personagens a situações de difícil conduta que The 100 continua a surpreender. O diálogo entre Clarke e Raven é extremamente importante e que reflete a génese da série entre o que é certo e errado e as árduas escolhas que fazemos e como lidamos com elas. Para além disto, é com Octavia a encontrar novamente o seu lado mais bondoso através da pequena Rose que nos dá uma certa esperança para a sua potencial redenção (ainda que seja “sol de pouca duração”). A verdade sobre os Primes finalmente chega e ela é tão surpreendente quanto é perigosa para o grupo. Aliás, é precisamente por requerer os nossos heróis que se esperam grandes desenvolvimentos nos episódios que se seguem.

Ainda assim, The 100 continua a surpreender pela positiva, apostando numa narrativa que, embora extremamente apressada, continua a manter-se cativante e a colocar os protagonistas em situações delicadas e de forte índole dramática.

The 100 6x04

Leiam o nosso Frame by Frame anterior de The 100 aqui.

0 75 100 1
75%
Average Rating

Apesar de um episódio de grandes avanços narrativos, The 100 carece de desenvolvimento de algumas das personagens que, por esta altura, já deveria ter acontecido. Ainda assim, este episódio é cativante e empolgante à sua maneira.

  • 75%

Comments