Cinema Críticas

Crítica: John Wick: Chapter 3 – Parabellum (2019)

John Wick Parabellum Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE JOHN WICK: CHAPTER 3 – PARABELLUM!

Sob as luzes néon de uma Nova Iorque em constante movimento, John Wick tenta escapar de todos os assassinos que o Hotel Continental lançou sobre si após os eventos do filme anterior. John precisa de limpar o seu nome ou é mais que certo que, mais cedo ou mais tarde, irá morrer da pior forma possível. Com uma recompensa de 14 milhões de dólares, Wick lança-se numa nova aventura onde reencontra velhos conhecidos e enfrenta novos desafios.

John Wick Parabellum Critica de Cinema
Keanu Reeves stars as ‘John Wick’ in JOHN WICK: CHAPTER 3 – PARABELLUM.

John Wick é uma saga visualmente incrível. Não só pelas sequências fantásticas de ação, mas também por toda a simplicidade narrativa que ajuda os filmes a serem credíveis e realistas. Claro que há sempre uma pitada de exagero que, por norma, se torna incomodativa e Parabellum não é exceção. Keanu Reeves encontra mais uma vez o equilíbrio perfeito e a arte das poucas palavras assenta-lhe que nem uma luva. E não nos faltam companheiros de quatro patas! Porque John Wick não era John Wick se não fosse o maior (e mais fenomenal) animal lover do cinema. Mas Parabellum não é apenas “mais um filme” de um franchise: é também uma vertiginosa aventura que amplia gradualmente o seu foco e expande o universo para novos horizontes. Agora vemos John Wick em locais exóticos, em perseguições de mota palpitantes, até uma fuga a cavalo tivemos direito; tal como uma junção perfeita de James Bond com Mission: Impossible em esteróides. E isto não é defeito nenhum, muito pelo contrário.

Parabellum é uma epopeia de ação que revela que a arte do cinema ainda consegue ser non-stop em “porrada velha” sem perder aquele pastiche de cores que a torna ainda mais bela, envolvente e maravilhosamente empolgante. A violência como objeto artístico. Claro que o filme peca a certa altura pelo enredo um pouco over the top para um filme que se devia cingir à sua simplicidade narrativa e o final é extremamente (se não dolorosamente) cheesy, impossível e compromete o realismo que a saga sempre tentou preservar. Mas tudo isto, embora incomode, é passageiro quando a ação domina os momentos mais intensos de Parabellum.

John Wick Parabellum Critica de Cinema

As sequências de ação são, todas elas, de uma mestria inigualável, coreografadas ao pormenor e com uma fluidez que se torna impossível de resistir. Até mesmo os amigos de quatro patas se envolvem nelas e o resultado é extremamente excitante e, por demais, criativo. É precisamente por abraçar a sua natureza violenta que John Wick se torna um dos franchises mais competentes, mais vibrantes e mais artísticos. Parabellum retira os melhores aspetos dos filmes anteriores e vai gradualmente apalpando apalpar novo terreno. Sente-se que a equipa vai quebrando barreiras à medida que o franchise envelhece, empurrando novos rostos para o centro da ação (como o caso da sempre magnífica Halle Berry), e desafiando-se sistematicamente para proporcionar novas sequências vertiginosas originais e exigentes.

A variedade de personagens também ajuda a enriquecer a narrativa, trazendo um rol de atores diversificados: desde velhos veteranos do cinema (uma mini-reunião de The Matrix é sempre bom!) e novos rostos da televisão que, embora extremamente ornamentais,  servem o propósito que lhes é atribuído. Um carinho especial por Laurence Fishburne que assume um caráter à lá Samuel L. Jackson, que encaixa perfeitamente na génese da saga e por Halle Berry por toda a sua dedicação física na mais fenomenal de todas as sequências de ação do filme.

John Wick Parabellum Critica de Cinema

Pela sua simplicidade e pela genial conceção artística, John Wick: Chapter 3 – Parabellum é um filme obrigatório, repleto de ação (e daquela mesmo topo dos topos!) e que irá satisfazer os fãs da saga e, embora com o seu final problemático, mal podemos esperar pela quarta aventura! Venha ela, estou pronto!

Leiam outra Crítica do anterior filme de John Wick aqui.

Título: John Wick 3: Imparável

Título Original: John Wick: Chapter 3 – Parabellum

Realização: Chad Stahelski

Elenco: Keanu Reeves, Halle Berry, Ian McShane, Laurence Fishburne, Mark Dacascos, Asia Kate Dillon, Lance Reddick, Anjelica Huston, Jerome Flynn.

Duração: 130 min.

Trailer | John Wick: Chapter 3 – Parabellum

Comments