Frame by Frame The Flash TV

The Flash – 5×22 – Legacy

PODE CONTER SPOILERS DE THE FLASH!!!

De uma forma bastante geral, esta quinta temporada de The Flash revelou-se como uma verdadeira desilusão. Claro que tivemos direito a alguns pontos francamente positivos – e grande parte deles teve origem em Nora West-Allen (Jessica Parker Kennedy) – mas na sua grande parte, não era a série que tanto conhecíamos e adorávamos. Colocar os serial killers que compõem Cicada pode ter sido um desafio diferente para não serem sempre velocistas, mas o péssimo desenvolvimento deles acabou por ditar o fracasso da temporada. Pois bem, para contrariar a tendência, Legacy acabou por ser uma viagem bastante emocional, encerrando algumas pontas soltas e dando-nos um tease de um futuro obscuro.

Neste episódio, a Team Flash queima os seus cartuchos finais para impedir Cicada (Sarah Carter) de aniquilar todos os meta-humanos na face do planeta. No entanto, também têm de lidar com a chegada eminente de Eobard Thawne (Tom Cavanagh).

The Flash 5x22

A primeira metade do episódio ocorre exatamente da mesma maneira que os anteriores têm feito no que toca a solucionar o problema de Cicada, com os heróis a encontrarem uma maneira de dar a volta à situação e salvar o dia, para depois fracassarem por completo. O que muda aqui é que são, de certa forma, bem sucedidos em impedir o mais recente golpe de Cicada de forma definitiva, se bem que a execução da mesma deixa bastante a desejar.

Felizmente, a segunda parte do episódio acaba por ser melhor sucedida graças à ameaça de Eobard Thawne. Já se sabia que o vilão estava a manipular Nora para atingir os seus objetivos, e esses mesmos objetivos são cumpridos agora no final, o que, claro está, justifica mais um confronto épico da Team Flash contra o arqui-inimigo de Barry (Grant Gustin). No entanto, Thawne já não é o mesmo vilão de antes. Sim, continua a ter uma presença magnética e arrepiante, mas também demonstra uma clara preocupação para com Nora e Barry. Isto não só deixa uma porta aberta para o potencial regresso do vilão (o que seria bem-vindo, uma vez que Cavanagh consegue ser sempre um deleite nesta vertente), como também deixa-o com uma nova onde de complexidades que podem ser exploradas a seu tempo aquando da sexta temporada.

The Flash 5x22

No entanto, são os momentos finais do episódio que acabam por deixar uma maior impressão na audiência. Não só temos direito a duas despedidas que deixam um travo agridoce na nossa mente (muito por terem sido um pay-off de 22 episódios), mas também conclusões sobre os trajetos dos nossos personagens, desde Cisco (Carlos Valdes) a tomar uma escolha complicada que poderá servir de fundamento para os rumores da saída do ator até a uma promoção inesperada para Joe (Jesse L. Martin), sem esquecer Ralph (Hartley Sawyer), que decide retomar a sua carreira como investigador e, quiçá, olhar para o seu futuro. Temos aqui algumas vitórias pessoais bastante doces, claro, mas também possuem uma espécie de “finalidade”, como se este season finale se tratasse, no fim e ao cabo, de um series finale. 

E essa ideia acaba por ser rematada para a cena pós-créditos, que deixam uma clara dica para o próximo crossoverCrisis on Infinite Earths. Considerando que Arrow deixou o seu tease e agora foi a vez de The Flash, não é difícil pensar que poderemos esperar algo do género agora com SupergirlLegends of Tomorrow.

Em suma, Legacy acaba por dar um final adequado para uma quinta temporada de The Flash que, diga-se de passagem, revelou-se como uma tremenda desilusão. Resta esperar se a próxima poderá recapturar aquele feeling nostálgico da série.

Podem ler o Frame By Frame anterior de The Flash aqui.

0 68 100 1
68%
Average Rating

The Flash teve direito a um final adequado para uma temporada que se revelou uma tremenda miséria.

  • 68%

Comments