Arrow Frame by Frame TV

Arrow – 7×22 – You Have Saved This City

PODE CONTER SPOILERS DE ARROW!!!

Bem, aqui estamos nós, para o final da sétima temporada de Arrow, que volta a ilustrar as maiores fraquezas já habituais da série, ao mesmo que se prepara para a sua swan song. Embora que, verdade seja dita, este podia muito bem ter sido o final definitivo da série. Mas vamos por partes.

Neste season finale, o conflito entre Oliver (Stephen Amell) e Emiko (Sea Shimooka) chega à sua conclusão, com a cidade e a vida de milhares de inocentes em jogo. No futuro, os vigilantes fazem o seu esforço final contra as forças da Galaxy One.

Arrow 7x22

Não querendo falar mal do realizador do episódio, James Bamford, muito porque este foi responsável pelos melhores episódios da série no que toca à componente da ação vertiginosa pela qual a série sempre foi elogiada. Nessa vertente, You Have Saved This City não precisa de levar nenhum raspanete, com os planos de câmara criativos e a equipa de duplos estão sempre em alta.

No entanto, a ação não serve de muito se não tiver uma história a acompanhar, e este episódio respeita bastante ao que estamos habituados sempre que a série chega ao mês de Maio: um vilão prepara-se para destruir a cidade; os heróis unem esforços pela última vez para salvar a cidade; dependendo de alguns fatores, ora são bem-sucedidos ou mal-sucedidos; o status quo fica alterado para a temporada seguinte. Tornou-se numa espécie de guia pelo qual os season finales seguintes viriam a repetir vezes e vezes sem conta, com algumas alterações aqui e acolá.

Uma dessas alterações provêem do regresso inesperado de Curtis (Echo Kellum), Laurel (Katie Cassidy) e Ben Turner (Michael Jai White) que, apesar de serem vistas nostálgicas, acabam por apenas servirem de “carne para canhão”. Aliás, ter Oliver e Emiko no centro do conflito acaba por deixar bastante a desejar no que toca aos restantes membros do elenco secundário, incluindo algumas escolhas duvidosas em termos de lógica interna.

Felizmente, esse é um problema que os flashforwards conseguem evitar. Sim, esta narrativa acaba por traçar um caminho já bastante familiar por si mesmo, mas ao menos o foco na nova geração de heróis acaba por dar uma espécie de mini-esperança para um futuro que se avizinha risonho.

Arrow 7x22

Mas isso não implica que You Have Saved This City não tivesse direito à sua habitual emoção baseada nas telenovelas. E um desses casos residiu em duas saídas. Já se sabia, durante semanas, que Emily Bett Rickards estava de saída de Arrow, de forma permanente. E embora tivéssemos uma vaga ideia do que a levaria a desaparecer do mapa, a revelação de que Amell vinha junto foi uma verdadeira surpresa. Muito porque o ator tem sido o poster boy da série durante anos, deixando no ar o que a série poderá abordar agora que dois dos seus protagonistas não irão marcar presença. Bem, pelo menos Amell está confirmado para o próximo crossoverCrisis on Infinite Earthse este episódio vai mais longe para incluir um tease do que vai acontecer daqui a meio ano. Ainda assim, após um final como este – tradicional, mas também emocional – fica a derradeira questão: era mesmo preciso uma oitava temporada?

Podem ler o Frame By Frame anterior de Arrow aqui.

0 60 100 1
60%
Average Rating

Apesar de ter sido um encerrar de portas bastante emocional, a verdade é que o sétimo season finale de Arrow torna-se bastante familiar para todos os gostos.

  • 60%

Comments