Frame by Frame Game of Thrones TV

Game of Thrones – 8×02 – A Knight of the Seven Kingdoms

Game of Thrones 8x02

CONTÉM SPOILERS DE GAME OF THRONES!

Gente, que episódio! Não há palavras suficientes para o descrever. Depois de um amargo e algo redundante começo, a série floresce numa tentativa de quebrar o estado de confiança (em geral) das personagens, tornando-as cada vez mais ricas quando assumem a consciência de que o Inverno mortífero está mesmo a poucos minutos de os atingir.

Enquanto Arya explora o flirt com Gendry, já Sansa e Daenerys confrontam-se verbalmente. Theon regressa a Winterfell, bem como Tormund e companhia, que alertam Jon que os White Walkers estão mesmo mesmo a chegar. Bran revela uma novidade sobre o Night King (enquanto permanece num estado totalmente inebriado, estacionado em cada beco de Winterfell como um perfeito exemplo de mobília do IKEA), ao mesmo tempo que os sobreviventes estabelecem uma estratégia de batalha. Brienne recebe uma honra exclusiva e Jaime Lannister é levado ao “tribunal de praxe”. Tyrion volta ao seu humor característico e Missandei e Grey Worm partilham momentos de ternura.

Game of Thrones 8x02

Incrível como este segundo episódio, sem qualquer ponta de ação, constrói pontes entre as personagens. Há aqui um trabalho argumentativo forte, fazendo estas personagens colidirem todas de forma a que elas explorem as suas diferenças. Diferenças estas que são fulcrais para uma boa dinâmica de equipa contra uma ameaça que pode desfazê-la a qualquer momento. É pelo lado humano, ternurento e de espírito de união que Game of Thrones encontra aqui um dos seus melhores episódios. Há imenso companheirismo, perdão, revelações e oportunidades de redenção. Tudo isto através de diálogos carismáticos que tiram proveito das características que tornaram estas personagens icónicas. É tão bom ver Tyrion em boa forma, de copo de vinho cheio, a contar piadas e a promover o bom clima entre “amigos”. Também é bom ver Tormund a encher Brienne de elogios e a explicar o porquê do seu nome Giantsbane (uma pescoçada duradoura duma certa bebida é mais que motivo para celebrar isto mesmo) e Podrick a dar azo às suas belas cordas vocais.

Em nota pessoal, estou incrivelmente satisfeito com a evolução e desenvolvimento de Jaime (Nikolaj Coster-Waldau está cada vez melhor no seu retrato e postura, provavelmente uma das personagens que mais foi evoluindo ao longo da série) e de Sansa (que está, agora, com um caráter possante e determinada a atingir os seus objetivos). O mesmo não se pode dizer de Daenerys, que foi confrontada com uma verdade que ameaça o seu poder. Apesar de ser uma das minhas personagens favoritas, o ego da Mãe dos Dragões está a enevoar as suas motivações iniciais e a “Quebradora de Correntes” está agora em modo Frank Underwood em House of Cards, com um olhar intimidante e atitude egoísta. Poderá ser a sua ruína mas, para já, veremos como se safará no confronto com Night King e companhia.

Game of Thrones 8x02

Outro dos aspetos mais adoráveis de A Knight of the Seven Kingdoms é Arya, que teve aqui um destaque particularmente “caloroso” (se é que me entendem…). No entanto, não é apenas por ter-se metido naqueles cobertores peludos com Gendry, mas sim pelo momento que partilhou com The Hound, seu eterno inimigo, mas que, apesar de tudo, ajudou-a num momento em que estava vulnerável. É neste desenvolvimento gradual de personagens que este episódio de Game of Thrones se supera. Teve mais construção narrativa num episódio do que em temporadas inteiras e é no limite da catástrofe e da tragédia que a união é mais importante.

Se a batalha do Norte for bem sucedida para o lado dos nossos caros amigos, pode ser que Arya repense os últimos candidatos da sua lista. Até lá, o Inverno está a chegar e não podíamos estar mais empolgados por tal. O final deste episódio é tão cruel que agora teremos uma semana de tortura de espera para ver o conflito que, de facto, esperemos que seja tudo aquilo por que ansiávamos. A batalha está para começar e eu vou-me recolher… satisfeitíssimo com o resultado deste episódio e sem revelar mais sobre ele que já me estiquei demais.

Apreciem e despeçam-se que… Death is coming, y’all!

Game of Thrones 8x02

Leiam o nosso Frame by Frame anterior de Game of Thrones aqui.

0 95 100 1
95%
Average Rating

Game of Thrones entrega um dos melhores episódios da série, com um desenvolvimento de personagens extraordinário e uma consciencialização de que tudo está prestes a terminar. Todos têm destaque e há uma criatividade magnífica na forma como são criadas as pontes entre personagens.

  • 95%

Comments