Anime The Promised Neverland TV

The Promised Neverland – Season Finale – 1ª Temporada

The Promised Neverland Season Finale

CONTÉM SPOILERS DE THE PROMISED NEVERLAND!

Há aqueles animes que se destacam do panorama. Aqueles que são negros o suficiente para nos arrepiar a espinha e aqueles que, de uma forma ou outra, nos entretêm com as suas histórias. Sou adepto de ambos, ainda que com uma ligeira preferência para aqueles que se cravam na nossa mente pela mensagem sombria e pelo teste constante ao nosso sistema nervoso. Death Note foi um desses exemplos, depois Fullmetal Alchemist: Brotherhood e assim se seguiram uns quantos. A verdade é que a animação japonesa tem uma habilidade única de nos transportar para narrativas fora do vulgar, com uma carga psicológica admirável e que, misteriosamente, se tornam aditivos viciantes à nossa vida quotidiana.

O mais recente é The Promised Neverland que conta a história de um grupo de órfãos brilhantes que descobrem uma verdade arrepiante sobre a sua Mãe e a Casa onde estão a receber a sua educação. Sem querer dar muito spoiler, posso apenas mencionar que assim que sabem desta verdade, os jovens engendram a sua fuga da realidade perigosa que enfrentam.

The Promised Neverland Season Finale

O MELHOR:

The Promised Neverland é de uma mestria argumentativa inigualável.

A construção da narrativa é fogosa e palpitante, com uma exploração de personagens afincada e detalhada. Nenhuma das crianças principais é deixada ao acaso e as particularidades das suas personalidades são expostas gradualmente, com plot twists constantes que nos mantêm envoltos na narrativa.

Mas acima de tudo, é na sua mensagem que The Promised Neverland é incrivelmente magnífico. O controlo de população, a sistematização da educação e a ilusão emocional são temáticas delicadas que The Promised Neverland trabalha com cuidado. A ausência de liberdade para sermos quem somos, a privação dos nossos sonhos, a manipulação e chantagem emocionais, entre muitos outros, são os objetivos que o anime pretende ilustrar de forma abrupta, dura e sem pudor.

The Promised Neverland Season Finale

Claro que nem tudo é perfeito e já lá vamos, mas é preciso consciência que The Promised Neverland é precisamente aquele antídoto perfeito para despoletar a rebeldia que existe em nós. É um raio de esperança de que a família é quem nós escolhemos que seja e que a união da mesma faz a força. É algo poético, de certa forma. E cada episódio age como uma estrofe detalhada destas ambições.

Portanto, The Promised Neverland é um anime genial dentro da sua complexidade e as suas intenções são puras e fortes.

O PIOR:

Claro que há algumas inconsistências, mas ao longo dos episódios vamos perdendo o foco nos seus defeitos.

As personagens, compreendidas numa idade entre os 4 aos 12 anos, são de uma inteligência pouco realista. A esquematização dos seus planos acaba por quebrar um pouco o realismo do que o anime pretende alcançar. Nem mesmo o adulto mais inteligente se lembraria de tais planos… mas isto não estraga a longo prazo o carisma e a mensagem que The Promised Neverland ambiciona.

The Promised Neverland Season Finale

Mesmo que isto prejudique levemente as suas intenções, The Promised Neverland é uma aventura a não perder, capaz de nos despertar uma amálgama de emoções mista, oscilando entre a felicidade, o carinho e o choque e o horror.

Em suma, é um anime que merece a atenção dos amantes da arte e daqueles que gostam de uma boa história a ser contada sem que se preocupe com as suscetibilidades que possam ser feridas através dele.

Estado da Série: RENOVADA

Leiam outras Mini-Reviews de Animes aqui.

0 91 100 1
91%
Average Rating

The Promised Neverland é um anime fabuloso, negro e com uma capacidade incrível de interferir com o nosso sistema nervoso. É um feito admirável, ainda que algum do seu realismo seja comprometido pela inteligência invulgar das personagens.

  • 91%

Comments