Mini-Reviews TV TV

Our Planet – Season Finale – 1ª Temporada

Our Planet Season Finale

CONTÉM SPOILERS DE OUR PLANET!

Terra. O único planeta capaz de suportar uma imensa quantidade de vida. A casa que nos dá abrigo, alimento, sustento. Aquele planeta que é nosso e dos outros também. Aquela casa por que somos egoístas em partilhar e que estamos a arruinar pela nossa ganância e desleixo. É aqui que a nova série documental da Netflix se foca… no nosso planeta. Em oito episódios somos levados por uma jornada aos imensos habitats selvagens que ainda vão sobrevivendo à difícil e descontrolada expansão humana. Percorremos os cada vez mais aquecidos polos, as cada vez mais escassas savanas e florestas, até aos cada vez mais poluídos oceanos e rios. A natureza luta diariamente contra as odes para sobreviver e cabe-nos a nós protege-la e admirá-la.

Our Planet Season Finale

Esta Mini-Review será diferente de todas as outras, como já é habitual com as análises das séries documentais pela mão de Sir David Attenborough, o meu ídolo e um exemplo a seguir em prol de estimar o reino natural e as espécies que nele habitam. A Netflix junta-se agora à BBC com uma série que explora as fragilidades destes recantos do planeta onde a natureza luta para prosperar, já que nos últimos anos mais de 60% das espécies selvagens tornaram-se extintas ou em vias de extinção.

Ao longo dos oito episódios vamos conhecendo as dificuldades que os seres vivos enfrentam no seu próprio meio e das ameaças externas que colocam a sua vida e o meio que os envolve em perigo. Desde uma chuva de morsas, passando pela extinção de habitat dos orangotangos, da praga de ouriços-do-mar que consome vastas quantidades de vegetação oceânica e dos seus predadores, dos elefantes que procuram alimento na escassez de chuva, dos habitantes dos rios que vêm a sua casa drenada pelas barragens, até às florestas que são dizimadas para construção de habitação para a população humana. Todos estão em declínio e em risco de desaparecerem. E esse risco está numa fase ainda mais delicada do que os esforços de preservação.

Our Planet Season Finale
Tiger cubs with mother, Kanha National Park, India
SCREEN GRAB

A natureza não consegue regenerar-se ao ritmo que precisamos. A caça, pesca furtiva, a poluição, a exploração de recursos naturais não está a ser feita de forma sustentável e o risco do sobreaquecimento do planeta está a prejudicar todos. Incluindo nós. A necessidade de introspeção em torno destes problemas implica uma consciencialização que muitos de nós não quer ter. Preservarmos o mundo natural é urgente porque nós dependemos dele. Todos desempenhamos um papel fulcral nas cadeias e ecossistemas que nos rodeiam e se continuarmos a ser egoístas iremos despir o planeta daquilo que o torna belo, puro e especial.

Our Planet Season Finale

Our Planet como produto artístico não chega aos calcanhares de um Planet Earth que explora afincadamente de que forma os animais lutam contra as adversidades. Acaba por ser algo genérico na sua conceção mas não deixa de ser uma viagem importante a fazer com regularidade. Lembrarmo-nos de que estamos a deixar que a nossa racionalidade interfira com a compreensão e o respeito pela nossa casa. Ainda assim, toda a equipa de Our Planet (sim, vejam o episódio Bónus que se foca nas equipas de filmagem) esforça-se, com auxílio das mais recentes tecnologias, para nos trazer imagens exclusivas das espécies mais ameaçadas do globo. O reino animal é, de facto, surpreendente e a forma como as alterações climáticas estão a mexer com o seu quotidiano é verdadeiramente assustador.

Um dos casos mais chocantes é mesmo o suicídio em massa das morsas no Ártico: animais de uma tonelada que, com o degelo das calotas glaciares que tanto precisam para repousar, vêm-se forçadas a escalar colinas escarpadas para não morrerem sufocadas umas por cima das outras. No entanto, mesmo com a proeza das suas capacidades de escalada, ao precisarem de voltar ao oceano para se alimentarem, vão escorregando para a morte, em imagens que partem o coração em dois. A natureza é delicada… e o suicídio destes gigantes do Ártico revela o quanto ela precisa de espaço para evoluir e recuperar dos eventos que a estão a destruir. Surpreendentemente ainda há esperança neste cenário caótico… um dos exemplos mais evidentes é o de Chernobyl que, apesar da radioatividade, mostra-se ser idílico para plantas e animais recuperarem dos danos causados pelo Homem. É precisamente neste cenário de esperança que ainda vamos a tempo de salvar a Terra da maior desgraça ecológica que se avizinha.

Our Planet Season Finale

Os esforços de conservação são essenciais para que as próximas gerações ganhem ainda mais respeito pelo meio natural e do que este significa para a sobrevivência de todas as espécies, incluindo a nossa. Estamos a esgotar a nossa casa. Ela está cansada, a perder defesas e tudo por culpa nossa. Somos um ser racional ganancioso, egoísta e egocêntrico. Cada vez mais perdemos a noção de que não somos nós o centro do mundo, mas sim o mundo é o nosso centro. Dependemos dele para respirar, viver, sermos felizes. Mas não somos os únicos e continuamos a subjugar os restantes seres vivos às nossas necessidades, caprichos e apetites. Não sabemos ser comedidos nem de procurar estratégias para evitar catástrofes, apenas queremos mais e mais. A Terra já nos mimou demasiado e está a pagar um preço caro por isso. Um que nos compete inverter. Está na altura de lhe darmos o respeito que ela merece e ajudarmos os que dependem dela também para viverem na sua paz e no seu próprio meio.

Se ainda resta humildade no ser humano em escala global, que Our Planet seja aquele esforço de consciencialização que precisamos para salvar o nosso planeta. Mesmo que seja generalista, Our Planet é uma obra extremamente visual, que utiliza os mesmos alicerces das restantes obras da BBC, e amplia o conceito utilizando a mais recente tecnologia de ponta. É sentido, belo, poderoso e, acima de tudo, um pedido de ajuda sentido e extremamente urgente.

Our Planet Season Finale
Arabian leopard mating pair, Dhofar Mountains, Oman
SCREEN GRAB

Obrigado meu caro ídolo por, aos 92 anos, continuares a lutar pelo planeta, pela esperança que depositas nos restantes membros da tua espécie que são casmurros e arrogantes, e pelos serviços de preservação das espécies que nos acariciam os olhos nestes documentários. Um muito obrigado e que estes tipos de obras nunca deixem de ser criadas porque elas são tão essenciais como a vida.

Leiam outras Mini-Reviews de documentários da vida selvagem:

Dynasties

Planet Earth

Planet Earth II

Blue Planet II

Estado da Série: STAND-BY

0 96 100 1

96%
Average Rating

Our Planet é vertiginoso ainda que um pouco genérico na exploração das espécies selvagens, sendo que um pouco mais de duração nos episódios permitiria ampliar a visão que temos sobre o quanto o seu meio está ameaçado. Ainda assim é uma viagem alucinante que deve ser vista e revista por todos.

  • 96%

Comments