Frame by Frame True Detective TV

True Detective – 3×05 – If You Have Ghosts

True Detective 3x05

CONTÉM SPOILERS DE TRUE DETECTIVE!

Nic Pizzolatto é inquestionavelmente um argumentista e realizador hábil. No quinto episódio, desta recente temporada, True Detective floresce precisamente para aquilo que precisávamos. Torna-se um thriller empolgante, um mistério denso e repleto de pistas para nos deixar sequiosos para os eventos que se seguem. Nas três linhas temporais distintas, vemos o talento de Mahershala Ali e Stephen Dorff a tomarem proporções magistrais, num registo magnífico de televisão, mesmo ao estilo que Matthew McConaughey e Woody Harrelson trouxeram nos inícios da série.

Neste capítulo, novas pistas emergem nos anos 90 sobre Julie Purcell, ao passo que nos anos 80, um evento catastrófico prejudica o desenvolvimento do caso. E, por fim, na linha temporal recente, Wayne procura Roland para uma última tentativa de encerrar o caso que arruinou as suas carreiras.

True Detective 3x05

Em If You Have Ghosts, True Detective embrulha-se numa narrativa extremamente intrigante, conjugando de forma brilhante os diferentes cursos da história, polvilhando a ação com tiroteios fogosos e diálogos exímios. Inclusive, há um momento maravilhoso e que traz à superfície a cumplicidade única que floresceu entre Ali e Dorff. É tão intenso que nos deixa uma lágrima no canto do olho, ao mesmo tempo que salivamos por saber quais serão os desenvolvimentos que se seguem. É no poder argumentativo que True Detective ganha uma força única. É uma abordagem decadente de personagens duras e castigadas por um passado conturbado e que, mesmo com todos os demónios mais persistentes, ainda encontram esperança de poderem lutar para atingirem a plenitude. Os protagonistas estão carregados de falhas deliciosas que Pizzolatto explora minuciosamente.

As prestações atingem o auge e o caso dos Purcells ganha uma nova vida, deixando o próprio espectador a especular sobre os eventos que vão sucedendo. A câmara de Pizzolatto é tão talentosa que vai oscilando nos tons e nos ritmos, fazendo com que a série nunca perca o seu carisma filosófico nem o seu charme realista. Auxiliado por um elenco fabuloso e por uma história carregada de entusiasmo, True Detective volta ao seu esplendor e promete tornar-se um dos melhores registos televisivos do ano.

True Detective 3x05

A difícil convergência das linhas temporais é conseguida naturalmente, com o enredo a fluir gradualmente e apalpando terreno para desenvolvimentos mais densos e misteriosos. O carisma de Mahershala Ali faz com que se torne fácil criar um apego à narrativa e, neste episódio, percebemos que a sua química com Stephen Dorff é fulcral para manter uma nostalgia forte e consistente nos episódios.

Se pensavam que True Detective já não tinha muito para mostrar, enganem-se, porque ainda há muita criatividade por aqui e esperemos que os próximos episódios façam jus ao que a série se está a tornar.

Leiam o nosso Frame by Frame anterior de True Detective aqui.

0 95 100 1
95%
Average Rating

O novo episódio de True Detective é formidável e cria uma narrativa extraordinariamente empolgante, com o auxílio dos sublimes Mahershala Ali e Stephen Dorff.

  • 95%

Comments